O Circuito Gastronômico de Favelas chega ao Rio de Janeiro em novembro, trazendo ao Estado o que foi comprovado em duas edições em Belo Horizonte, MG. A produtora cultural Danusa Carvalho e o rapper Flávio Renegado se uniram para consolidar e difundir a identidade gastronômica como patrimônio material das comunidades, reconhecendo o potencial de gerar renda através da valorização e do intercâmbio dos conhecimentos da mão de obra periférica.

Belo Horizonte, onde o projeto nasceu, recebeu as duas primeiras edições do Circuito Gastronômico de Favelas, nos anos de 2017 e 2018 e reuniu um público de 60 mil pessoas. O Rio de Janeiro foi escolhido pelos organizadores para sediar o evento em novembro.

A gastronomia e os cozinheiros das comunidades são os protagonistas do Circuito Gastronômico de Favelas. O projeto se propõe a perceber a potência da culinária das comunidades, respeitando suas culturas, e verificando a demanda de aprimoramento. O chef João Diamante foi o escolhido para selecionar os cozinheiros e oferecer-lhes capacitação por onde o projeto passar, auxiliando na apresentação e precificação dos pratos. Foram escolhidos entre oito e nove expositores de gastronomia em cada uma das comunidades.

Complexo do Alemão e Andaraí receberão o Circuito Gastronômico de Favelas dias 18 e 25 de novembro, respectivamente. Durante o dia os cozinheiros apresentarão seus pratos para os visitantes. Além da degustação, haverá shows como Samba da Vera – roda de samba da comunidade mineira de Alto Vera Cruz, artistas convidados e talentos das próprias comunidades, oficinas, palestras e atividades lúdicas para as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *