Mauro Friedrich, diretor de logística da Zara no Brasil, desabafou em uma reunião com cerca de 30 investidores, no início de junho, em São Paulo.
O motivo? A Zara considera o Brasil o país mais difícil do mundo para negócios. Burocracia, tributação e mão de obra são os fatores que fazem a empresa ter essa opinião.
Presente em 86 países, a Zara é considerada uma marca voltada para o público de mais baixa renda. Menos por aqui, que se tornou uma marca voltada para a classe A, o que reduz o número de clientes e de lojas. Os impostos e a infraestrutura ruim contribuem para essa classificação.
Enquanto no resto do mundo as peças são importadas, no Brasil a rede teve que nacionalizar 40% da produção e instalou um centro de distribuição em Cajamar, o único fora da Espanha – a Zara é espanhola.
Do croqui do designer ao produto na loja, são de duas a três semanas. Menos no Brasil que tem uma infraestrutura ruim de aeroportos e barreiras aos importados pesada. Daí a necessidade de fazer estoques e criar um centro de distribuição local.
Dá uma olhada na diferença de preços:

