La Bohême

21/12/2011 - 11:02 | Por: Circolare

Por Chris Bicalho – B360 Travel
Tel: (11) 3038-1515

Dress code: homens só de gravata branca e para mulheres, luvas longas!

Paris, mais do que nunca, olha para trás e lembra com saudade (e aquela leve melancolia) de como sua rotina tilintava todas as noites. Festas, jantares e grandes habitués circulando pelos bares, cabarés e restaurantes da cidade… touche magique! Outro mundo, outra época, quando a única crise que pairava sobre as mesas era existencial.

Staff exótique no começo da década de 20

Pois bem, os bons tempos de outrora são destaque agora no (a palavra cabe, nesse caso) luxuosíssimo livro sobre o Maxim’s que a Assouline acaba de soltar no mercado. O lendário bistrô, fundado em 1893 e que atravessou o século 20 quase que por inteiro sem perder a aura super glam, merecia um documento a altura de sua história.

Carta deixada por Jean Cocteau, circa 1928

Pelos seus salões de fabuloso art nouveau já passaram o duque e a duquesa de Windsor, Ari Onassis e Marlene Dietrich + divas do cinema, damas do society e, claro, o grand monde árabe – aliás, por ocasião das comemorações pelos 2500 anos de Persepolis, antiga capital da Pérsia, Reza Pahlavi e Farah Diba encomendaram os serviços a la carte do Maxim’s para a festa nababesca que se deu no deserto, em 1971. O deserto tremeu… e a era do xá, bem, você sabe.

Roman Polanski e Barbra Streisand, circa 1983

Brooke Shields e o mestre dos cosméticos Maxim Factor

Pois está tudo no delicioso “Maxim’s, Mirror of Parisian Life Book”, de Jeann-Pascal Hesse. Os personagens, as histórias, fatos e fotos de finíssima estampa da casa comandada por Pierre Cardin desde 1981. Passé composé passado a limpo, para revisitarmos sempre que der saudade de um tempo que a gente não viveu.