Zurique – Suiça

23/06/2013 - 17:00 | Por: Circolare

Conheça o melhor de Zurique na Suíça. Teresa Perez e Circolare separou para você esse destino com o que há de melhor na cidade.

À primeira vista, o centro de Zurique poderia ser confundido com o de qualquer cidade europeia. As ruas, estreitas, são cobertas de pedra e pertencem aos pedestres. Os edifícios, baixos, preservam a arquitetura de outros tempos. Um rio de águas calmas corta essa área. Ao longo das margens, cafés e restaurantes oferecem mesas ao ar livre. Mas uma particularidade torna o centro de Zurique único: do meio dos pequenos edifícios, despontam torres, altas e robustas, de igrejas construídas mil anos atrás. É uma das silhuetas mais marcantes da Suíça. A Igreja de St. Peter exibe um relógio com quase nove metros de diâmetro, o maior do continente. Da Grossmünster, Zwinglio abriu uma das frentes da Reforma Protestante. A Fraumünster é decorada com vitrais de Chagall. Enquanto se explora a pé o centro de Zurique, ouve-se dessas torres o som mais característico da cidade: o toque dos sinos. Cada sábado, às 19h, todos badalam ao mesmo tempo.

Passeios

Igreja Grossmünster – Situada na margem leste do rio Limmat, a Grossmünsteer se destaca na paisagem pela imponência das suas duas torres simétricas. Em seu exterior, a porta de bronze da entrada principal é ladeada por um portal românico, e a torre sul sustenta a reprodução da estátua de Carlos Magno – a original permanece guardada na cripta da igreja. A construção iniciou-se por volta do ano 1100, porém suas cúpulas só foram concluídas quase quatro séculos depois. No interior, chamam atenção os vitrais de Augusto Giacometti, datados de 1932.

Kunsthaus – Um dos mais renomados museus de arte da Suíça, o Kunsthaus abriga acervo permanente de esculturas medievais e pinturas do período barroco, como as do artista Rembrandt. Além de obras de Picasso, Van Gogh e Monet, o Kunsthaus também possui a maior coleção de obras do artista norueguês Munch, autor da célebre pintura “O Grito”, fora de seu país de origem.

Cabaret Voltaire – Berço do movimento artístico dadaísta, o Cabaret Voltaire foi inaugurado inicialmente como uma casa noturna em 1916. Dirigido pelo poeta, filósofo e romancista Hugo Ball, hoje abriga um centro cultural.

Compras 

Bahnhofstrasse – Um dos principais centros comerciais de Zurique, a Bahnhofstrasse possui cerca de um quilômetro de extensão. Repleta de renomadas grifes como Cartier, Dior, Luis Vuitton, Tiffany, Prada e outras. A rua também abriga a tradicional confeitaria Sprügli, responsável pela confecção dos saborosos chocolates Lindt e oferecendo o que há de melhor em chocolates suíços.

Restaurantes 

Sonnenberg – Restaurante pertencente à FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e considerado um dos melhores de Zurique. Do terraço, é possível contemplar uma formidável vista da cidade. Cozinha europeia com especialidades italianas.

Kronenhalle – Ideal para saborear especiarias suíças. O Kronenhalle é um restaurante famoso por sua coleção de arte, que decora o ambiente trazendo um clima histórico e especial, e por seus peritos chefs.

La Salle – O La Salle está localizado dentro de uma antiga fábrica de barcos construída durante o século 19. Especialidades francesas e italianas, com pratos que podem variar de acordo com as estações do ano. Vasta carta de vinhos.

Hotéis

The Dolder Grand – Originalmente inaugurado com o nome de Curhaus, o The Dolder Grand foi inaugurado em 1899 e atualmente combina a arquitetura histórica com detalhes contemporâneos. Sua localização privilegiada proporciona vista da cidade de Zurique, do lago e dos Alpes. Dispõe de 173 requintados quartos e suítes que estão divididos entre os prédios restaurados e os novos. O restaurante é comandado pelo estrelado chef Heiko Nieder, que serve inovadora cozinha gourmet.

Park Hyatt Zurich – O Park Hyatt Zurich tem fachada moderna e paredes de vidro – com tem design exterior assinado pelos renomados arquitetos suíços Marcel Meili e Markus Peter. Seus 142 quartos são decorados com minimalismo e elegância, além de disporem de janelas que oferecem belas vistas para a cidade. O hotel conta com localização privilegiada, a poucos passos da Bahnhofstrasse, sofisticada rua de compras, e do Lago de Zurique.