Taís Araújo sobre estampa de blusa: “Escravidão não é moda”

15/10/2016 - 10:00 | Por: Circolare

Nessa sexta-feira (14), Taís Araújo condenou a marca de roupas Maria Filó por lançar uma blusa com estampa que mostra mulheres negras como escravas.

Em seu instagram a atriz desabafou sobre o caso. “Uma marca de roupas resolveu usar uma estampa de negros escravizados inspirada na obra de Debret e sua visão sobre a sociedade brasileira nos idos de 1800. Há quem defenda que Debret na verdade fazia uma denúncia, mas é também provável que Debret nunca tenha tido esse objetivo, flertando com o estranhamento dos horrores causados pela escravidão nesse nosso mundo novo. Acho que, em 2016, os quadros de Debret devem ser mantidos em museus, retratados em livros, e não estampados como se fora uma homenagem”, disse.

“A escravidão não pode virar “pop”, não pode ser vendida como uma peça de moda”, ainda disse a atriz.

Já a Maria Filó mandou um comunicado através de sua assessoria. ” A Maria Filó esclarece que a estampa em questão buscou inspiração na obra de Debret. Em nenhum momento houve a intenção de ofender. A marca pede desculpas e informa que já está tomando providências para que a estampa seja retirada das lojas”.

Comentários