Repórter se demite do SBT após fala racista de apresentador

11/07/2019 - 12:00 | Por: Circolare


O repórter Rafael Martins, do telejornal Alterosa Alerta, do SBT, pediu demissão nessa quarta-feira após ser constrangido ao vivo pelo apresentador Stanley Gusman, autor de uma fala racista durante o programa.

Durante a edição de terça do telejornal, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, fazendo um trocadilho com o sobrenome. “O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco'”.

Visivelmente constrangido, Rafael apenas deu um sorriso sem graça seguido de um “Nossa mãe!”.

Um dia depois, Rafael, que também é deputado estadual, se posicionou e optou pelo desligamento.

“Venho a público me manifestar na condição de jornalista e deputado estadual eleito por Minas Gerais. Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça-feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na TV Alterosa, afiliada do SBT. Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos, e em me encontro entre esses. Em função das declarações do apresentador Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase 4 anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”.

Comentários