Polêmica
Acredite ou não, o hambúrguer que você come contribui mais para o aquecimento global do que o seu carro. Calma, você não leu errado. É o que afirma a reportagem, no mínimo curiosa, da Time Magazine.
Segundo pesquisas da Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, a indústria internacional da carne é responsável por 18% da emissão mundial do gás do efeito estufa – e ultrapassa até mesmo a quantidade gerada pelos meios de transporte.
A maior parte provém do óxido nitroso do esterco e do metano – o que o The New York Times classificou, delicadamente, de “o resultado natural da digestão bovina”.
Atualmente existem no mundo mais de 3 milhões de animais destinados ao corte – número que vem aumentando rapidamente, sobretudo nos países em desenvolvimento. A expectativa é que a produção global de carne dobre entre 2001 e 2050. Considerando a quantidade de energia consumida durante o transporte e a venda do rebanho, um T-bone steak é como um Hummer no prato.
A pergunta é: quem topa virar vegetariano? Honestamente, para mim, não é uma opção viável. Para quem também não embarca nessa escolha, mas nem por isso deixa de se preocupar com o meio ambiente, a dica é variar o menu: alternar peixe, frango, soja, massas e ovos. Não precisamos ser radicais. Acredite: com a pequena contribuição de cada um é possível somar um grande esforço.
Foto:Reprodução | ||
Comentários