Plataforma de Inteligência Artificial com o objetivo de realizar triagens virtuais de maneira remota

27/03/2020 - 16:00 | Por: Circolare


Em meio à crise global causada pelo avanço do Covid-19, ou Coronavírus, diversas companhias dos mais variados setores da economia tentam fazer sua parte para estancar a sangria. Neste cenário, a Pixeon, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e inovação para saúde, uniu-se à BoaConsulta para o desenvolvimento do examecorona.com.br, plataforma baseada em inteligência artificial que tem o objetivo de fazer triagem de pacientes e diferenciá-los entre gripe comum, constipação nasal ou Coronavírus. Além disso, o site conta com uma outra importante função: agendamento de consulta aos usuários que forem suspeitos do Covid-19.

O site é hospedado no Microsoft Azure e a tecnologia de predição desenvolvida pela Pixeon conta com algoritmos de Inteligência Artificial que calculam a probabilidade de ser o novo Coronavírus baseado em sintomas e, se a plataforma identificar casos suspeitos, sugere o encaminhamento ao médico para o agendamento de consulta médica especializada em toda a extensão territorial do Brasil. É neste momento que entra a parceria com o BoaConsulta, plataforma já renomada no Brasil para este fim.

O funcionamento do site é simples, baseado em perguntas e respostas para que a triagem seja feita da melhor maneira possível. A plataforma questiona o usuário se fez alguma viagem recente, se teve febre, tosse ou outros sintomas associados. Depois, compila os dados, compara com banco disponibilizado pela Organização Mundial da Saúde e analisa a probabilidade de cada quadro. Com isso, as empresas esperam auxiliar na redução de filas desnecessárias em postos de saúde e hospitais, bem como direcionar as pessoas que de fato podem ter contraído o Covid-19 para receber cuidados médicos necessários.

Tags: 

Comentários