Patagônia

20/08/2013 - 16:30 | Por: Circolare

Conheça as belezas naturais da Patagônia essa semana. Essa região foi a escolhida por Teresa Perez e Circolare. Aproveite!

Remota e imersa em belezas naturais esculpidas no gelo, a Patagônia é majestosa e misteriosa, permanecendo praticamente inexplorada e original, no extremo sul do continente americano. Terra mítica devido à história de suas explorações e navegações, a Patagônia ostenta uma formação geológica única, composta por glaciais, fiordes, montanhas nevadas, rios, lagos e cascatas. Ali se encontram os últimos campos de gelo continentais que datam de 20 mil anos atrás. Além disso, a região é abundante em bosques preservados que abrigam fauna e flora exuberantes e muitas vezes endêmicas.

A variedade das atividades oferecidas é incrível, com explorações a pé, a cavalo ou de barco, tendo como pano de fundo a intensidade de muitos verdes, azuis e brancos. Silenciosa e absoluta, a natureza patagônica é um convite à exploração e à reflexão, numa deliciosa entrega ao seu ritmo e grandiosidade. Última fronteira do mundo compreende desde os campos de Gelo Sul até a Antártica Chilena. Sua costa é desmembrada por fiordes profundos, canais e misteriosas montanhas, que fazem desta terra virgem e indomável um local de surpreendente beleza.

Passeios

Parque Nacional Torres del Paine: é sem dúvida um dos maiores espetáculos do sul do Chile. Aninhado no coração da remota Patagônia chilena, é um dos últimos recantos naturais ainda praticamente intocados pelo homem.

Ao norte de Punta Arenas, esta região solitária é formada por lagos e rios de águas profundas, geleiras, fiordes e pampas. Sua paisagem se deve aos movimentos tectônicos ocorridos a 12 milhões de anos e que deram origem às suas impressionantes montanhas. Além disso, sua rica fauna é composta por uma enorme diversidade de aves e mamíferos.

Destino ideal para os amantes da natureza e da aventura foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1978. Aproximadamente 2500km separam o parque da capital chilena. Além da distância, a geografia acidentada também contribuiu para tornar o local um recanto único e exclusivo.

Glaciares: são grandes massas de neve, gelo cristalizado e rochas que se acumulam em grandes quantidades ao longo de milênios. O magnífico Glacial Grey é sem um dos mais visitados da Patagônia Chilena, com paredes que atingem os 60 metros de altura. Sua massa de gelo milenar descansa sobre águas cinzas e muda de cor conforme é atingida pela luz do sol, adquirindo diferentes tons de azul e branco. A exploração até o Glaciar Vale do Francês é outra experiência inesquecível. Dele é possível ter uma incrível vista das Torres del Paine.

Termas de Puyuhuapi: As termas constituem um dos centros termais mais importantes e mais belos do Chile. Rodeada por uma paisagem espetacular, têm acesso pela Carretera Austral. A temperatura das águas usadas nos tratamentos é de 47ºC, mas podem chegar a 85ºC. As termas estão abertas o ano todo e oferecem variados tipos de banhos que proporcionam tranquilidade e descanso para os visitantes.

Cavalgadas: É possível conhecer diversos setores do parque andando a cavalo. As cavalgadas são planejadas para pessoas que tenham certa experiência e que se sintam seguras ao montar. Os passeios passam por pradarias, morros e lagos, e permitem uma visão diferente da beleza sedutora da região.

Hotel

Remota: Localizado em Puerto Natales, berço cultural da Patagônia chilena, o Hotel Remota está cercado pelas belezas naturais de um ambiente intocado. Todos os seus quartos descortinam vista para o Serro de La Ultima Esperanza, para o Glaciar Balmaceda e a Cordilleira del Paine. Aparelhos de televisão e computadores não fazem parte do contexto – o grande ideal do hotel é fazer com que todos os seus visitantes se desliguem do resto do mundo e vivam intensamente sua experiência na Patagônia.