“Pais por uma hora”

27/04/2015 - 19:00 | Por: Circolare

“Procuram-se pessoas dispostas a dedicar ao menos uma hora de suas semanas para conversar, ir ao cinema e passear com meninos e meninas em situação de abandono em São Paulo.”

A matéria do jornal “Folha de São Paulo” chamou a nossa atenção. A gente explica. Um projeto piloto da Justiça está cadastrando, selecionando e preparando paulistanos que queiram ser “pais por uma hora” de crianças e adolescentes com mais de 10 anos e que possuem poucas chances de conseguir uma família adotiva permanente.

Os interessados devem se cadastrar e passar por um processo de seleção para verificar se estão aptos a “assumir responsabilidades afetivas e se tem condições emocionais para o desafio”. “Não estamos atrás de ações de caridade ou de pessoas que querem compensar perdas. Queremos voluntários comprometidos com uma causa social e humana.” diz a juíza Dora Martins, da Vara Central da Criança e do Adolescente de São Paulo.

Em acordo com a direção das casas, os “padrinhos” poderão fazer programas mais duradouros, como ir ao cinema, passear no parque ou mesmo passar um final de semana juntos. Eles terão de assinar termos de compromisso com o programa, mas “sem encargos legais além dos normais para zelar por uma criança ou adolescente.”

Os interessados devem, primeiramente, entrar em contato com [email protected] e [email protected] manifestando o desejo de participar do programa.

Comentários