Nice

18/07/2013 - 18:30 | Por: Circolare

Conheça Nice, uma das cidades mais procuradas por turistas no verão europeu. Teresa Perez e Circolare mostra para você essa semana.

A maior e mais próspera cidade da costa francesa, Nice é também a capital da Côte d’Azur e cidade litorânea que recebe visitantes o ano todo. Fundada pelos gregos, pertenceu aos italianos até 1860, sendo o principal destino de aristocratas por muito tempo. Hoje, Nice é um dos principais destinos franceses e, por isso, esbanja diversidade em cultura e entretenimento. O carnaval anual, que tem duração de mais de 15 dias, acontece desde 1294.

PASSEIOS

Promenade des Anglais (Orla dos Ingleses): Ponto de encontro de moradores e visitantes. Ideal para caminhadas à beira-mar, para apreciar a arquitetura da cidade.

Villefranche-sur-Mer: A aproximadamente 7km de Nice, bem no coração da Côte d’Azur, está Villefranche-sur-Mer, vilarejo conhecido por aliar o charme provençal e o prestígio das cidades da Riviera. A pequena cidade está situada ao sopé de uma colina, e surge acima de uma linda estrada como um oásis de paz e tranquilidade. Fundada em 1295 por Charles II d’Anjou, Villefranche-sur-Mer manteve seu charme pitoresco através dos séculos: as fachadas coloridas, o porto, a antiga vila, as estreitas ruas em ladeiras, os raros trabalhos de Cocteau, Volti ou Goetz são algumas das riquezas encontradas na cidade. A atmosfera é a de uma vila de pescadores, com ótimas opções de restaurantes e bares.

Saint-Jean-Cap-Ferrat: Uma das pérolas de Cote d’Azur, um destino paradisíaco. A Villa de Ephrussi de Rothschild, a aproximadamente 11km ao leste de Nice, um belo palácio em estilo renascentista, possui suntuosos jardins e porcelanas que pertenceram a Maria Antonieta, e fazem da visita uma experiência ainda mais encantadora.

Beaulieu-sur-Mer: A cidade de Beaulieu-sur-Mer está localizada a aproximadamente 10km ao leste de Nice, onde o cabo de Cap Ferrat encontra o continente, com vista para a Baie des Fourmies. A agradável marina, a rica vegetação e o clima, excepcionalmente ameno, fazem de Beaulieu um destino de muito charme. O local deve muito de sua reputação à Villa Kérilos, um antigo palácio de inspiração grega, construído em 1902.

Èze: Pendurada em um penhasco acima do Mediterrâneo, a aproximadamente 10km ao leste de Nice, Èze encanta seus visitantes. As edificações cuidadosamente restauradas, enfeitadas com flores, são quase todas preenchidas por lojas, galerias, ateliês ou cafés. No alto da aldeia, as ruínas do château estão cercadas pelas lindas plantas do Jardin Exotique. A vista de cima é estupenda. Mais adiante, fica o monumento alpino-romano de La Turbie. Do alto, é possível avistar Mônaco e a Itália.

RESTAURANTES

Luc Salsedo: O restaurante, muito frequentado por moradores locais, serve culinária internacional com cardápio que varia periodicamente. Ambiente pequeno, aconchegante e descontraído. O atendimento é excelente.

L’Univers – Uma estrela Michelin: Localizado no centro da cidade, de frente para a Place Massena, o restaurante oferece um ambiente elegante e aconchegante. A culinária variada é comandada pelo consagrado chef Christian Plumail, e pode ser degustada no charmoso terraço nos dias de verão.

La Mère Germaine: Tradicional restaurante à beira-mar, desde 1938. O La Mère Germaine possui atmosfera descontraída e elegante. O cardápio é composto por uma deliciosa variedade de frutos do mar. Com o tempo agradável, aproveite para sentar no pequeno terraço ao lado de fora, com vista para a movimentada marina, repleta de barcos e yachts.

Mirazur: O argentino Mauro Colagrego foi o primeiro chef não francês a ser premiado como o “Chef do Ano” pelo renomado guia Gault-Millau, em 2009. No Mirazur, a gastronomia francesa moderna e pratos mediterrâneos são preparados com os mais frescos ingredientes, grande parte proveniente da horta do restaurante.

Les Vieux Murs: Com o charme de Antibes, o relaxante Les Vieux Murs apresenta cozinha mediterrânea com influências provençais. A adega é composta por ótimos vinhos.

HOTÉIS

Chateau La Chevre D’Or: Localizado no Vilarejo Medieval de Èze, na Riviera Francesa, o Château La Chevre D’Or debruça-se sobre uma vista esplendorosa do Mediterrâneo. Foi inaugurado em 1953 por Robert Wolffica, e cada um de seus apartamentos conta com decoração única e personalizada, além de proporcionar extremo conforto em meio a mais autêntica tradição. É considerado um dos mais charmosos hotéis da coleção hoteleira Relais & Châteaux, e conta com o famoso restaurante La Chevre d’Or, parte do guia Michelin.