Neozelandês tentou matar a rainha Elizabeth II em 1981

01/03/2018 - 18:00 | Por: Circolare

Um adolescente neozelandês, com transtornos mentais, tentou matar a rainha Elizabeth II, em 1981, durante uma visita à Nova Zelândia, mas a polícia local decidiu manter o caso em sigilo – revelam documentos confidenciais dos serviços de inteligência neozelandeses divulgados nesta quinta-feira (1º).

Christopher Lewis, então com 17 anos, disparou contra o veículo Rolls Royce onde estava a rainha, diante de milhares de pessoas, para visitar o Museu Otago, mas errou o tiro.

As autoridades decidiram processar o franco-atirador, não por traição, nem por tentativa de assassinato, mas por posse de arma de fogo e por roubo. Foi condenado a três anos de prisão. Lewis se suicidou em 1997, quando estava atrás das grades, enquanto esperava para ser julgado pelo homicídio de uma mulher e pelo sequestro de seu filho.

Os papéis indicam que as autoridades optaram por esconder o caso, provavelmente para omitir um grave falha na proteção da comitiva Real e que poderia dissuadir a rainha de fazer uma nova visita ao país.

Comentários