Nasa apresenta novo traje espacial para ir à Lua em 2024

16/10/2019 - 14:00 | Por: Circolare


Menos rigidez para se mover com mais facilidade: os trajes que os astronautas americanos usarão para caminhar na Lua nos próximos anos, como parte do programa Artemis, foram apresentados pela Nasa.

O regresso à Lua está previsto oficialmente para 2024 com a missão Artemis 3, embora este cronograma ainda seja incerto devido a atrasos e problemas de financiamento.

São dois tipos de traje: um para caminhar na Lua, branco com bandeiras azuis e vermelhas, chamado “xEMU” (acrônimo em inglês de Unidade móvel de exploração extraveicular), e outro para o trajeto entre a Terra e a Lua, mais leve e de cor laranja, batizado “Orion Crew Survival Suit”, o traje de sobrevivência para a tripulação da cápsula de Orion. A Naja também afirmou que os trajes podem suportar temperaturas extremas da superfície lunar, operando entre 250 e -250 graus Fahrenheit.

Os astronautas terão muito mais liberdade de movimento com os novos trajes: poderão levantar os braços acima da cabeça, o que não era possível com os trajes das missões Apollo (1969-1972); também poderão agachar facilmente para pegar rochas lunares, sem se arriscar a perder o equilíbrio e cair.

Tags: ,

Comentários