“Não viaje ao Brasil”: EUA emitem alerta sobre covid-19 e violência urbana

11/08/2020 - 14:00 | Por: Circolare

O departamento de viagem do governo dos Estados Unidos emitiu um alerta recomendando que americanos não façam viagens ao Brasil.

Em comunicado atualizado no último dia 6, o órgão cita a pandemia do novo coronavírus e “o aumento da criminalidade” como as principais razões para a orientação.

O nível de alerta de viagem para cidadãos norte-americanos para o Brasil é 4, o mais restritivo. “Viajantes para o Brasil podem experimentar o fechamento de fronteiras, o fechamento de aeroportos, proibições de viagens, pedidos para ficar em casa, fechamento de negócios e outras condições de emergência dentro do país devido à covid-19”, começa o comunicado.

Recomenda ainda que evite quaisquer “empreendimentos habitacionais informais a qualquer hora do dia”, se referindo a favelas, vilas, comunidades e conglomerados. Quatro cidades de Brasília (Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião, e Paranoá) não devem ser visitadas, diz o órgão.

“Resumo do país: Crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns em áreas urbanas, dia e noite. A atividade de quadrilhas e o crime organizado é comum. As agressões são comuns. O pessoal do governo americano é desencorajado de usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido a um risco elevado de roubo e agressão a qualquer hora do dia, e especialmente à noite”, finaliza o comunicado.

Caso o turista americano venha ao país, o alerta do governo dos EUA ainda dá orientações e diretrizes de como agir e se comportar no país.

Entre essas recomendações estão “não resistir fisicamente a um assalto”, “não andar nas praias à noite”, “não mostrar claros sinais de riqueza” e “ter cuidado ao utilizar transporte público”, porque, na visão do governo americano, “seus passageiros enfrentam um risco elevado de serem assaltados ou agredidos ao usarem ônibus municipais e públicos”.

Comentários