Livro infantil explica como falar de reprodução assistida aos filhos

23/07/2017 - 19:00 | Por: Circolare

É normal, em uma certa faixa etária, as crianças começarem a questionar como foram concebidas e fazer inúmeras perguntas sobre como acontece a gravidez.

É normal, também, a dificuldade dos pais em tratar desse assunto com os filhos. Explicar às crianças como elas chegaram ao mundo não é tarefa fácil, especialmente quando a concepção envolve casos de inseminação artificial (fertilização in vitro) – condição cada vez mais frequente.

Segundo o médico da Clínica Origen, especialista em medicina reprodutiva, foi pensando em auxiliar os pais em como responder à famosa pergunta “Como Papai do Céu me colocou dentro da sua barriga?”, que surgiu a ideia de escrever o livro Afinal de contas, que cegonha é essa. O incentivo para escrever a obra veio das inúmeras conversas com as pacientes e futuras mães.

“Nele, eu esclareço como é possível dizer aos filhos que eles foram gerados em laboratório, com o auxílio da medicina reprodutiva. Mostro quando é preciso pedir ajuda a um médico especialista para que a mulher conseguir engravidar e explico o processo de reprodução assistida”, adiantou.

Como o embrião é formado; o que é fertilização in vitro; o que os pais devem fazer para engravidar; o que acontece na clínica de Medicina Reprodutiva; e no corpo da mulher; como o embrião vai parar na barriga da mãe; são algumas das questões que o médico aborda, com texto e ilustrações acessíveis aos leitores infantis.

 

Comentários