Instagram e Facebook irão notificar prints de tela do bate-papo

18/05/2022 - 12:15 | Por: Circolare

Nessa terça-feira (17), usuários do Instagram perceberam que a plataforma passou a avisar quando mensagens enviadas no modo temporário são printadas.

Outra mudança significativa está na visualização dos stories. Alguns começaram a perceber que, contas que postam bastante conteúdo passaram a ter os stories “resumidos”. O Instagram mostra apenas os três primeiros conteúdos publicados e sugere ao seguidor clicar em “mostrar tudo” caso deseje conferir todas as publicações. A adição do recurso implica em uma provável queda no número de visualização dos stories nas redes sociais, depois da quarta publicação, já que os usuários podem, simplesmente desistir de assistir ao conteúdo completo.

Já faz algum tempo que a Meta (ex-Facebook) vem investindo em formas de garantir a privacidade do usuário. No caso do Instagram, a notificação da captura de tela acontece quando o remetente da mensagem envia um texto com o bate-papo no modo de “mensagens temporárias”. O aviso é necessário para garantir que o destinatário não retenha informações mandadas de forma sigilosa sem o conhecimento de quem enviou a informação.

O mesmo acontece quando o usuário envia fotos que devem ser vistas apenas uma vez. Neste caso a notificação não é enviada pela plataforma, porém, o remetente poderá saber se ela foi capturada ou não arrastando a tela para o lado esquerdo. No lugar do horário da mensagem aparecerá a indicação “Captura de tela”.

Comentários