Todas as cores da Índia por Leticia Linton

04/11/2016 - 11:00 | Por: Circolare

A designer de joias Leticia Linton voltou de sua viagem à Índia trazendo não apenas inspirações para sua nova coleção, mas também dicas para quem está com viagem marcada para o destino. Aqui no Circolare ela conta um pouquinho de suas impressões sobre o país, e passa dicas preciosas de hotéis e restaurantes imperdíveis.

Todas as cores da Índia

“Ao chegar ao destino a primeira impressão foi que a Índia não é exuberante apenas por suas cores, monumentos e religiosidade, a Índia é especial por causa das pessoas que vivem lá, a hospitalidade dos indianos, da chegada ao aeroporto ao atendimento nos restaurantes e hotéis é realmente surpreendente.

Em Nova Deli, me hospedei no The Imperial Hotel, escolhido como melhor hotel histórico de luxo da cidade. Situado no coração da capital, o hotel, construído em 1931, traz a elegância colonial e uma localização perfeita para “turistar” na cidade. A apenas 30 minutos do aeroporto internacional, o The Imperial fica perto das principais atrações da cidade e traz alguns dos melhores restaurantes de Deli como o Teh Spice Route (South-East Asian Restaurant).

Teh Spice Route (South-East Asian Restaurant) – Considerado como um dos dez melhores restaurantes do mundo pela Condé Nast Traveler, o restaurante oferece um menu do Sudeste Asiático e, se a comida já não fosse um motivo suficiente para a visita, o The Spice Route ainda é um colírio para os olhos. Desenhado por Rajeev Sethi, o czar da Índia, o restaurante – que demorou sete anos para ser construído, traz painéis pintados a mão e murais com mais de 3 mil anos trazidos de um templo em Guruvayur. E por mais que as imagens sejam belas, nenhuma delas faz jus a beleza do local. Sobre o nome, a escolha foi feita pela troca de temperos entre os países asiáticos, que estão presentes em todos os pratos servidos no restaurante. Dos pratos servidos à delicadeza dos garçons, o The Spice Route deve ser passagem obrigatória em sua viagem.

New Delhi – Old Delhi – Contrastes, é assim que consigo resumir a diferença entre a Nova Deli e a Antiga Deli. Enquanto New Delhi sofreu interferência britânica, a capital da Índia no passado foi capital da colônia britânica antes da independência, de ter sido projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens e de tudo parecer no seu devido lugar, Old Delhi é completamente caótica. Buzina, trânsito, vacas andando no meio da rua, mas ao mesmo tempo, o que poderia ser denominado como uma verdadeira bagunça é na verdade um local muito especial.

New Delhi – Gandhi Smriti – Outra visita obrigatória em Nova Deli é o Gandhi Smriti, a casa onde Mahatma Gandhi viveu os últimos anos de sua vida antes de ser assassinado em 1948. A energia da casa, que hoje abriga um museu, nos faz refletir sobre os verdadeiros valores da vida. No local exato onde Gandhi foi assassinado foi erguida uma coluna. Emocionante!

Outra atração da Nova Deli é o prédio do parlamento, a residência presidencial com seus 382 quartos.

Old Delhi – Spice Market, Flower Market.

Ainda em Deli não deixe de fazer uma massagem. Fui ao spa do The Imperial e por sugestão fiz uma massagem chamada Shirodhara, uma massagem para equilibrar os doshas (humores corporais) e para abrir o chamado “terceiro olho” feita com óleo quente que cai sobre o cabelo por 20 minutos, a massagem te levará a outro plano. Uma experiência incrível!

Compras – Não deixe de comprar um Sari, são centenas de modelos, nas mais incríveis variações de cores.

Agra – Agra, situada as margens do rio Yamuna, ficou conhecida mundialmente por uma história de amor. Foi lá que o imperador Shah Jahan construiu em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, o mausoléu mais conhecido do mundo, o Taj Mahal- classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Para não tirar os olhos do Taj Mahal me hospedei no The Oberoi Amarvilas, um hotel que fica localizado a apenas 600 metros do monumento mais conhecido da Índia. Abrir a janela do seu quarto e ver o Taj Mahal não tem preço. Além da vista única o Oberoi Amarvilas é por si um espetáculo, a beleza arquitetônica do hotel é de tirar o fôlego e o atendimento impecável. Entre os benefícios oferecidos o hotel disponibiliza carrinhos de golfe privado para levar os hóspedes do hotel direto para o Taj Mahal.

Outra atração de Agra é o “Forte de Agra”, também considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A cidade-palácio fortificada chama a atenção por sua cor avermelhada e por sua imponência. Para qualquer lado que se olhe, parece um cartão postal!

Jaipur -Em Jaipur também nos hospedamos em um hotel da rede Oberoi, desta vez ficamos no The Oberoi Rajvilas, e assim como antes, o hotel mais uma vez nos surpreendeu por sua imponência em atendimento impecável. Construído em torno de um templo Shiva século 18, o hotel traz uma decoração rica, com arcos do império Mughal, afrescos folhados a ouro, tetos abobadados, lustres de cristal, indescritível! Atração de Jaipur? O Forte de Amber construído no final do século 16 pelo rajá Man Singh. No caminho até o Forte você encontrará na rua encantadores de serpentes. Incrível!

Para tomar um drink e jantar em Jaipur, uma dica é ir até o hotel Rambagh Palace, do grupo hoteleiro Taj. Lá você encontrará o bar Palladio, que traz um menu de comida tailandesa e drinks incríveis. Assim como é na Índia, o bar também é um colírio para os olhos!

Outra dica é visitar em Jaipur uma das dezenas de lojas de tecido que utilizam tecnicas milenares para imprimir e tingir tecidos que são exportados para marcas celebradas ao redor do mundo.

Guia – E por fim, esta viajem não seria a mesma sem o meu querido guia – que se tornou um amigo- Rohit Mitter. Obrigada!”