Hidratação para os dias de calor vai além do consumo de água

25/12/2018 - 17:00 | Por: Circolare

Imagem: Reprodução

Com os termômetros registrando temperaturas cada vez mais altas, manter o organismo hidratado é uma das prioridades na hora de cuidar da saúde. Ingerir bastante água é essencial, mas outros produtos podem ajudar nessa missão. Camila Oliveira, farmacêutica da rede de farmácia Extrafarma, aponta os principais itens além da água que contribuem para a hidratação do corpo no verão:

Água de coco

Rica em diversos nutrientes, a água de coco contém altas doses de sais minerais, como potássio, sódio e magnésio. Sua composição a transforma em uma espécie de isotônico natural, pois é capaz de repor os líquidos e sais perdidos pelo organismo por meio da transpiração.

Isotônicos

Recomendados para atletas, os isotônicos são usados para repor sais minerais e carboidratos perdidos após a prática de atividades físicas de alta intensidade. Eles ajudam a manter o organismo hidratado e, por ter alta concentração de potássio, também evitam a ocorrência de cãibras. Devido ao seu alto teor de sódio, o isotônico deve ser evitado por pessoas com hipertensão ou que sofram de doenças renais.

 Soro fisiológico

A ingestão de soro fisiológico deve ser feita somente após a recomendação de um profissional de saúde, para tratar a desidratação causada por vômitos e diarreia. Além do soro, é possível tratar esse tipo de desidratação com soluções orais compostas por glicose e sais minerais.

Hidratantes

Para manter a saúde, a hidratação não deve ser feita apenas de dentro para fora. A exposição ao sol, os mergulhos na piscina e o aumento da frequência de banhos diminuem a proteção da pele e podem causar ressecamento. Por isso, o uso de cremes e loções hidratantes é fundamental. Um truque para aliviar o calor é manter o hidratante na geladeira, para se refrescar e cuidar da beleza ao mesmo tempo!

 Águas termais

As águas termais possuem uma concentração de sais minerais muito maior do que a água comum, por isso são tão eficazes para manter a hidratação da pele. Zinco, sódio, boro, potássio e manganês são alguns dos minerais presentes nessas águas, consideradas dermocosméticos (produtos que contém ativos farmacológicos que agem de forma mais profunda do que os cosméticos comuns, trazendo resultados mais rápidos). Além de hidratar, as águas termais também são indicadas para aliviar o desconforto causado por queimaduras solares e assaduras.

Comentários