Harry e Meghan processam tabloide: “Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima”

02/10/2019 - 12:00 | Por: Circolare


A duquesa de Sussex, Meghan Markle, está processando o tabloide britânico The Mail on Sunday por ter publicado “ilegalmente” uma carta pessoal, escrita à mão e enviada a seu pai, Thomas Markle, logo após o casamento dela com o príncipe Harry em 2018.

Em comunicado, o príncipe Harry afirmou que ele e a mulher foram forçados a tomar uma atitude diante do que chamou de “campanha implacável” de determinados veículos da imprensa britânica.

O príncipe comparou a situação de Meghan com a perseguição que sua mãe, a princesa Diana, enfrentou dos tabloides, antes de morrer em um acidente de carro, em 1997, fugindo de paparazzi, em Paris.

“Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas”, declarou.

No texto publicado no site oficial do casal, o príncipe Harry diz que “seu maior medo é que a história se repita”.

“Já vi o que acontece quando alguém que amo é tão mercantilizado ao ponto de não ser tratado ou visto como uma pessoa de verdade”, escreveu, se referindo à mãe.

A ação judicial de Meghan e Harry está sendo financiada com recursos privados do casal, e eventuais ganhos serão doados a uma instituição de caridade antibullying.

Confira o desabafo de Harry:

“Como um casal, acreditamos na liberdade de imprensa e no jornalismo objetivo e verdadeiro. Nós o consideramos um pilar da democracia e na atual situação global – em todos os níveis –, nós nunca precisamos mais da mídia responsável.

Infelizmente, minha esposa tornou-se uma das mais recentes vítimas de uma imprensa de tabloides britânica que faz campanhas contra indivíduos sem pensar nas consequências – uma campanha cruel que cresceu no último ano, durante toda a gravidez [de Meghan] e a criação de nosso filho recém-nascido.

Há um custo humano para esta toda esta propaganda, especificamente quando é sabidamente falsa e maliciosa, e embora nós tenhamos parecido fortes em meio a ela – como muitos de vocês podem entender –, não consigo começar a dizer como têm sido doloroso. […]

Até o momento, fomos incapazes de corrigir as deturpações. […] É por este motivo que estamos iniciando ações legais, um processo que vêm sendo trabalhado há meses. […]

Para estes veículos, este é um jogo, e um que evitamos jogar desde o começo. Eu fui uma testemunha silenciosa ao sofrimento particular [de Meghan] por tempo demais.Permanecer imóvel e não fazer nada seria contrário à tudo que nós acreditamos. […]

Chega uma hora em que a única coisa a se fazer é se impor a este comportamento, porque ele destrói pessoas e destrói vidas. Para simplificar, é bullying, e amedronta e silencia pessoas. Todos nós sabemos que isso não é aceitável, a nível algum. Nós não vamos e não podemos acreditar em um mundo onde isso sai impune.

Embora esta ação talvez não seja a mais segura, é a correta. Porque meu maior medo é a história se repetir. Eu vi o que acontece quando alguém que eu amo é objetificado ao ponto de não mais ser tratado ou visto como uma pessoa real. Eu perdi minha mãe, e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas.

Agradecemos vocês, o público, por seu apoio continuado. É imensamente apreciado. Embora pareça que não, nós realmente precisamos dele.”

Tags: ,

Comentários