Governo vai liberar entrada de cruzeiros marítimos e “naufrágio artificial” em Fernando de Noronha

04/03/2020 - 12:00 | Por: Circolare


O governo decidiu liberar a entrada de cruzeiros marítimos em Fernando de Noronha. A ideia é acabar com a burocratização que permite apenas barcos de até 200 passageiros atracarem na ilha e liberar barcos que transportem 600 passageiros ou mais. O governo também pretende instalar novos “recifes artificiais” na área, com naufrágio de embarcações em determinados locais para atrações de mergulho.

Há sete anos Noronha não recebe cruzeiros marítimos com regularidade. O motivo passa por restrições impostas às operadoras para fretamento dos navios e licenças ambientais. A administração do arquipélago é feita pela Agência Estadual de Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

Hoje, o valor dos ingressos do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha é de R$ 111,00 para brasileiros e R$ 222,00 para estrangeiros. Este ingresso, válido por dez dias, dá ao visitante o direito de acessar todas as áreas deste Parque Nacional destinadas ao uso público, porém serviços terceirizados especializados devem ser contratados a parte.

A arrecadação deste ingresso tem cerca de 70% do seu valor revertido a ações de melhorias diretas ao Parque Nacional,

Comentários