Garoto de 6 anos cria “bicimáquina” para ensinar outras crianças a pedalar sem rodinhas

09/12/2019 - 18:00 | Por: Circolare

Um garotinho de seis anos é o autor de um projeto que pode beneficiar muitas crianças que têm medo de andar de bicicleta. A “Bicimáquina”, também conhecida como “BikeSamu”, ajudou Samuel Itaboray Discacciati a realizar seu próprio sonho: andar de bicicleta sem rodinhas. A maioria das pessoas sabe o quanto é difícil aprender a dominar uma bicicleta e o projeto reúne simplicidade, criatividade, baixo custo e pode ser replicado de forma fácil.
A ideia nasceu a partir do projeto de tutoria da escola onde Samuel estuda, a Interpares Educação Infantil, em Curitiba. “Esse projeto permite que cada aluno escolha um tema a ser estudado, pesquisado, desbravado por ele, a partir de seus próprios interesses e curiosidades. O Samuel começou interessado em aprender a andar de bicicleta sem rodinhas, mas aí partiu para algo mais ousado: criar uma máquina para ajudar outras crianças a conseguirem isso também”, conta Dayse Campos, diretora da escola e tutora do aluno no projeto.

“Pesquisando, descobri que para andar de bicicleta sem rodinhas é preciso, acima de tudo, força, equilíbrio e coragem. Por isso a Bicimáquina foi pensada para que as crianças possam treinar essas três coisas”, conta Samuel, que é aluno do pré III. A “máquina de pedalar” pode ser utilizada por crianças a partir de três anos. Consiste em uma estrutura de madeira – com hastes que garantem a estabilidade dos pequenos usuários – onde a bicicleta é colocada de forma suspensa e a criança exercita o pedalar considerando o peso natural dos pedais e a velocidade necessária para embalar e alcançar o equilíbrio.

Comentários