Garis recolhem livros jogados no lixo e montam biblioteca comunitária

08/06/2021 - 14:00 | Por: Circolare


Um grupo de garis teve uma ideia genial depois de perceberem que dezenas de livros eram descartados todas as semanas em Ancara, capital da Turquia.

Os trabalhadores decidiram ajudar a população local criando uma biblioteca comunitária apenas com os livros que eles encontravam no lixo. No começo, eles apenas separavam os livros para que não fossem despejados nos aterros sanitários, mas perceberam que tinham muitos exemplares acumulados depois de apenas sete meses.

Ao notar que já tinham acumulado muitos livros em boas condições, em 2018, os garis decidiram dar um destino muito mais útil e criaram uma biblioteca pública para que a população interessada pudesse acessar estes livros.

A biblioteca foi inaugurada em uma fábrica de tijolos no município de Çankaya de Ancara e já acumula mais de 6 mil livros em diferentes idiomas e destinados para diferentes públicos, com gêneros que variam desde HQs até livros de ficção.

Os exemplares são emprestados gratuitamente à população por duas semanas e o movimento lá é tão grande que eles emprestam até para escolas.

Comentários