Facebook declara que monitora até o cursor do mouse de seus usuários

15/06/2018 - 14:00 | Por: Circolare

O Facebook respondeu em documento, ponto por ponto às perguntas feitas pelos parlamentares do Senado Americano. São 228 páginas relatando a abordagem da empresa com relação aos dados dos usuários. Um dos aspectos mais polêmicos é o da coleta de informações.

A empresa de Mark Zuckerberg lista em vários trechos do documento como reúne dados concretos sobre os dispositivos do usuário e que uso faz dessas informações. No computador, um dos parâmetros mais chamativos que o Facebook monitora são os movimentos do mouse. Esse tipo de rastreamento, conhecido como “mouse tracking”, geralmente é utilizado para mostrar como os usuários se comportam dentro de uma plataforma, reunindo dados que permitam melhorar a experiência no acesso.

No computador, o Facebook monitora os movimentos do cursor do mouse, e também se uma janela está aberta em primeiro ou segundo plano. A companhia ainda afirma em nota que esse tipo de informação “pode ajudar a distinguir humanos de robôs”, e que toda a informação colhida de um usuário através dos múltiplos dispositivos por ele usados, como computadores, smartphones e TVs conectadas, é cruzada para “ajudar a proporcionar a mesma experiência personalizada onde quer que as pessoas usem o Facebook”.

O documento não esclarece se a rede social utiliza os dados de mouse tracking para algo além de distinguir entre humanos e robôs, embora tampouco admita que o utilize exclusivamente para essa finalidade. Segundo especialistas da área, informações desse tipo são relevantes, porque o lugar onde o cursor se detém, muitas vezes coincide com o ponto no qual focamos nossa atenção. No passado, o Facebook foi acusado de testar métodos que usavam o mouse tracking para determinar não só em quais anúncios o usuário clica como também durante quanto tempo os mantém abertos/em consideração, e em que zonas da tela mais está ativo.

A empresa também possui dados relativos à operadora, sinal de wi-fi próximo em tempo real, acesso à rede Bluetooth, dados de bateria, GPS e capacidade de armazenamento do aparelho, bem como número de telefone, endereço IP, velocidade de conexão e, em certos casos, até informações acerca de dispositivos próximos ao usuário, ou conectados à mesma rede.

Comentários