Destino: Tóquio

04/06/2014 - 16:30 | Por: Circolare

Se você é daqueles que sempre sonhou em viajar para o outro lado do mundo e tinha medo, Circolare e Teresa Perez separaram dicas imperdíveis do que fazer, o que comer e onde ficar em Tóquio. Anote.

Situada na Baía de Tóquio e limitada ao norte pela planície da região de Kanto, a capital do Japão é o centro administrativo, financeiro e cultural do país, além de ser sua cidade mais próspera. Uma das metrópoles mais ativas e ao mesmo tempo mais seguras do mundo, Tóquio oferece inúmeras surpresas e descobertas que encantam tanto os visitantes quanto seus mais de 12 milhões de habitantes.

Vítima de incêndios e terremotos, além de bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a capital Japonesa renasceu das cinzas inúmeras vezes, pelas mão obstinadas de seus cidadãos. Embora muitas vezes desconcertaste, a reinvenção sem fim pode ser muito interessante, e é o que move o compromisso Tóquio com tudo que é de ponta, da arquitetura à moda, passando pela tecnologia.

Passeios

Ginza – um bairro conhecido majoritariamente por suas mais de cinco mil lojas, o lugar é conhecido também por seus lindos cafés e restaurantes que vão do convencional e tradicional ao que seria exótico em qualquer lugar do mundo. Passear por Chuo Dori (Rua Doria) aos fins de semana, quando a via é fechada para carros, é enriquecedor. Basta alguns minutos de observação para se dar conta da diversidade de pessoas e lojas do lugar. Sem falar nos prédios que, como se disputassem a atenção dos visitantes, têm a arquitetura inovadora e enormes painéis luminosos. Ginza foi o primeiro bairro de Tóquio a ganhar ruas no estilo ocidental depois do incêndio que devastou a cidade em  1872.

Omotesando – essa grande avenida é conhecido como a Champs-Elysees de Tóquio. Não só pelas lojas, mas também pelo charme e clima de elegância que tem. As calçadas ficam repletas de mesas e cadeiras de cafés com ares europeus, que aproveitam a sombra feita pelos galhos das várias árvores ao longo da rua. Vários dos prédios que se vê foram projetados por renomeados arquitetos e tornam o lugar ainda mais especial.

Harajuku – Impossível passar por Tóquio e não passar pelo bairro onde garotas de vestem de personagens de desenhos animados japoneses. Em meia hora de caminhada, é impossível passar despercebido pela enxurrada de tendências e informações que surgem frente aos olhos. Quem é de Tóquio já está acostumado com isso, já que tudo começou quando soldados e civis norte-americanos viviam na área. Sempre curiosos, muitos japoneses circulavam por lá para conhecer mais da cultura distante e comprar produtos ocidentais nas lojas do bairro. Em pouco tempo, estilistas se mudaram para a região, atraindo a atenção de moradores e turistas.

Ueno – Famosos pelas cerejeiras em flor na primavera e pelos tons de vermelho e ocre que tingem suas paisagens no outono. Ueno é ao mesmo tempo um bairro, um parque e um complexo cultural, proporcionando uma atmosfera autêntica e muitas descobertas. Dentro dele, está a maior concentração de museus da cidade, incluindo o “Tokyo National Museum”, o “National Museum of Western Art”, o “National Museum of Emerging Science and Inovation” e o “Shitamachi Museum” que representa aspectos da vida cotidiana de Tóquio entre o fim do século 19 e o início do 20.

Akihabara – este é um oásis para quem busca aparelhos eletrônicos. Há uma década, desde que se transformou neste centro, esse bairro era onde as pessoas se encontravam para celebrar a cultura japonesa e onde estavam lojas especializadas em animê – típico desenhos japonês.

Kyosumi-Shirakawa – antes bastante famoso por seus parques, esse bairro na Zona Leste de Tóquio se tornou uma ótima área para os apreciadores de arte. Desde que o “Museus de Arte Contemporânea de Tóquio” se instalou próximo a ele, várias galerias de artistas seguiram a tendência. Hoje, são cerca de trinta espalhadas pelo bairro, principalmente nas redondezas das estações de metrô de Shibuya, Omote-Sando e Roppongi.

Compras

Issey Miyake – o designer japonês, carinhoramente apelidade de “mestre de estilo”, cria roupas que mesclam a cultura japonesa com a moda ocidental.

Mitsukoshi – esta é uma das lojas de departamentos mais tradicionais do país, e visitá-la é literalmente um ritual em Tóquio. Todos os dias, às 10 da manhã, acontece uma cerimônia de boas-vindas em diversos idiomas, fazendo uma reverência especial para os primeiros clientes do dia.

LaForet – essa loja de departamento consegue se diferenciar de tantas outras existente em Tóquio. O público é jovem e as boutiques são em sua maioria, de pequenos designers japoneses, que fazem peças com tendências antes mesmo de se tornarem tendências. É aqui que acontece uma das maiores liquidações da cidade todo dia 01 de janeiro. Além de todos os itens estarem à venda por um preço muito mais baixo nessa data, a loja oferece sacolas-surpresa, que são compradas sem que se saiba o que há dentro e cujo preço varia de acordo com o tamanho.

Printemps – a loja de departamento francesa tem uma filial em Tóquio, no bairro de Ginza. São nove andares, sendo que em oito deles, há toda coleção de vestuário, itens de decoração para casa, praça de alimentação, bares e restaurantes. Se as compras não forem exercício suficiente, o nono andar ainda reserva um clube de tênis e golfe.