Destino: Santorini – Grécia

05/07/2015 - 11:00 | Por: Circolare

Mais um destino incrível da Teresa Perez é a dica da semana do Circolare. Aclamada pela revista Travel Leisure como a melhor ilha da Europa e considerada por muitos como a mais romântica de todas as ilhas gregas, Santorini – também conhecida como Thira – foi formada pela erupção de um vulcão há mais de 3 mil anos.

Antes da explosão, a ilha tinha formato circular. Seu centro afundou, transformando-a em uma meia lua com escarpas íngremes que são, na verdade, a borda da cratera. A erupção foi tão violenta que sacudiu toda a região em volta – destruindo, inclusive, cidades na ilha de Creta, a mais de 100km de distância.

A chegada de Ferry ou hydrofoil pelo lado oeste, onde está a cratera, brinda o visitante com a visão dos penhascos encimados por construções perfeitamente brancas, típicas do vilarejo de Fira, e de Oia (pronuncia-se Ia), a cidade mais fotografada de toda a Grécia.

Um caminho estreito e íngreme leva do porto a Fira, onde há restaurantes, bares e uma animada vida noturna. De Fira, pela beira do penhasco, chega-se a Oia, marcada pelas singelas construções brancas e seus incontáveis domos azuis.

​ Todas as praias ficam do lado oposto à cratera.

 PASSEIOS

A principal atração para quem visita Santorini é, sem dúvida, a beleza de suas paisagens deslumbrantes. No interior da ilha, no entanto, encontram-se bucólicos vilarejos e incríveis sítios arqueológicos que remontam à época da Civilização Cretense, na era pré-helênica, anterior à Grécia Antiga.

Caminhar pelas cidades de Fira e Oia complementa a experiência, visitando lojinhas charmosas e explorando o emaranhado de ruas, acima dos penhascos de incrível beleza.

Praias de Baxedes, Koloumbos e Pori (um pequeno porto de Pescadores) – Começando pela parte nordeste da ilha, as praias na costa de Oia encantam a primeira vista por suas belezas remotas e selvagens. Estas praias eram frequentadas pela população local, mas recentemente foram descobertas por alguns poucos visitantes, principalmente por famílias e casais. Elas podem passar facilmente despercebidas, pois não podem ser vistas da estrada principal.

 Praias de Perissa e Perivolos – Essas são as praias mais badaladas de Santorini. Juntas, formam a mais longa faixa de areia negra da ilha. Contam com uma variedade de tavernas e restaurantes.

Igrejas – Como em outras ilhas do grupo das Cyclades, Santorini tem um grande número de igrejas, totalizando 250 templos. A arquitetura eclesiástica (início do cristianismo) está presente, misturada a outras influências e incrementadas pela criatividade dos artesãos locais.

RESTAURANTES

1800 – ​No alto de uma falésia no extremo norte de Santorini, em uma mansão do século 18, o restaurante 1800 proporciona uma vista deslumbrante para a Caldera. Combina ingredientes locais com técnicas gastronômicas atuais e é especializado na saborosa cozinha mediterrânea. I​nformações: Oia (Ia). Santorini. Tel: 30 22860 71485.  www.oia-1800.com.

Ambrosia – No alto do penhasco, olhando para a Caldera e à luz de velas. Assim é o jantar no restaurante Ambrosia. Pratos Mediterrâneos e gregos são servidos ao som de música local ou internacional e aroma de jasmim. Destaque especial para o serviço personalizado e a simpatia dos donos da casa. Informações: ​ Oia (Ia). Santorini. Tel: 30 22860 71413.  www.restaurant-ambrosia.com.​

 Selene – Ingredientes locais e gastronomia moderna unem-se para compor o cardápio do famoso Selene. A culinária criativa, com ênfase para os sabores da ilha. Do terraço se tem uma vista espetacular para a Caldera. O restaurante oferece também aulas de culinária.​ ​I​nformações:  Pyrgos Village. 10min de carro de Fira. Santorini. Tel 30 22860 22249.  www.selene.gr.

​​HOTÉIS

Mystique, A Luxury Collection Hotel​ – Oia tem a fama de ser a mais charmosa villa de Santorini. E o hotel Mystique faz jus a esta fama, com todos os ingredientes para aproveitar o visual incrível da mais célebre das ilhas gregas. Debruçado sobre um penhasco, tendo o Mar Egeu como pano de fundo, o hotel vai muito além do simples luxo. É a sofisticação e o requinte, sóbrios, que ditam o ritmo por aqui. Escolha uma das Wet Allure Suites, com salas abertas para um amplo terraço privativo, jacuzzi e vista para o mar.

Canaves Oia – Edificado no século 17, o Canaves Oia conta com localização privilegiada, sobre a encosta de um penhasco na ponta noroeste da Ilha de Santorini. Sua arquitetura enaltece a beleza do local e seus 36 quartos e suítes possuem elegante design. No restaurante The Gourmet, os visitantes saboreiam a cozinha de fusão, com pratos da gastronomia mediterrânea mesclada com toques das cozinhas asiática e francesa.

Katikies – ​O Katikies é um pequeno e charmoso hotel localizado no alto de uma encosta, no pitoresco vilarejo de Oia (Ia). Sua arquitetura de formas livres nas escadarias, pontes e piscinas reproduz características típicas da região. O hotel dispõe de apenas 27 suítes, todas decoradas com muito bom gosto com antiguidades locais, e com terraços com vistas para o mar.

 Kirini Suites & Spa – O hotel Kirini Suites & Spa está localizado no vilarejo de Oia (Ia), sobre uma colina com vista para as ilhas vulcânicas, uma das mais impressionantes do Mar Egeu. Sua arquitetura típica das ilhas gregas combina harmoniosamente o charme antigo com as facilidades modernas. No A. SPA, os visitantes relaxam com terapias e tratamentos para o bem-estar.