Destino: Barcelona #2

21/01/2014 - 16:30 | Por: Circolare

Continuando com nosso destino catalão, Circolare e Teresa Perez apresentam algumas dicas de onde comprar, os restaurantes e hotéis mais badalados de Barcelona.

Papel e caneta na mão!

Onde comprar:

Agatha Ruíz de la Prada – A reconhecida marca espanhola construiu um império considerável com suas roupas exóticas e multicoloridas. As estampas características da designer lembram ilustrações infantis, ainda que de forma artsy-chic. A loja de Barcelona é caracterizada pela assinatura magenta da artista, iluminada por luzes fluorescentes e com caixotes de madeira como expositores, fazendo a decoração combinar com a estética fora do comum.

Vaho Gallery – Para uma lembrança diferente, confira a Vaho Gallery. Localizada no centro do Bairro Gótico, a marca produz bolsas, cintos, estojos, carteiras e enormes banners de PVC que podem ser vistos pendurados em prédios públicos da cidade. Apenas um pedacinho de logos de diferentes marcas é utilizado para cada item por razões de direitos autorais, fazendo das peças um abstrato-moderno que agrada aos olhos. É possível encontrar peças com imagens relacionadas a Barcelona, geralmente tomadas de pôsteres utilizados para publicidade, arte financiada publicamente e eventos culturais.

Formatgeria La Seu – O que foi uma fábrica de manteiga em 1917 voltou às suas raízes lácteas em 2000, quando a especialista em queijos Katherine McLoughlin abriu a La Seu. A chef escocesa só vende queijos artesanais espanhóis – quase todos de pequenos produtores.  As opções vão desde o forte El Cascarral até o cremoso Arzúa-Ulloa, da Galícia. Nenhum deles é mantido em estoque, o que significa que eles são extremamente frescos quando chegam ao consumidor. É possível degustar algumas variedades harmonizadas com bons vinhos.

Oriol Balaguer – Barcelona está repleta de lojas de chocolate especializadas, estabelecimentos onde a apresentação e os sabores inesperados são tão importantes quanto a pureza do cacau – mas para algo especialmente único no mundo das fine-chocolatier nada se compara à Oriol Balaguer. Filho de um fabricante de massa, Oriol trabalhou por sete anos na cozinha de Ferran Adrià, infundindo sabores como anis e açafrão em bombons trabalhados com várias camadas. Tal como o seu mentor, Balaguer elevou sua culinária para uma forma de arte. Seu minúsculo estabelecimento passa a sensação de uma loja de joias finas, com bolos e doces exibidos em vitrines lineares iluminadas em violeta dramático e cercados por uma nuvem de gelo seco. Não deixe de perguntar sobre o “Bolo Concept”, diferente a cada mês.

Onde comer:

Dos Cielos – Uma estrela Michelin – No alto do 24° andar do Hotel Meliá Barcelona Sky, a vista da cidade é de tirar o fôlego. Neste panorama, o restaurante Dos Cielos serve culinária criativa, preparada pelos chefs irmãos Sergio e Javier Torres. Utilizando a técnica de sensografia, é possível conferir estatísticas sobre os pratos servidos descrevendo sabores, sentimentos e sensações que clientes tiveram ao prová-los. Um diferencial, no mínimo, interessante. Reservas aqui.

El Celler de Can Roca – Nomeado o melhor restaurante do mundo em 2013 pelo ranking da revista britânica The Restaurant, e figurando pela oitava vez consecutiva na lista – o El Celler de Can Roca foi fundado em 1986 pelos irmãos Roca e, desde então, vem oferecendo cozinha moderna catalã com fusão internacional. A proposta gastronômica dos irmãos  é usar produtos típicos da cozinha catalã e aplicar a mais perfeita técnica acadêmica. A pesquisa, a originalidade e o estilo livre são próprios desta cozinha. Todos os anos o menu se renova e os chefs estabelecem uma nova linha de pesquisa específica: um ano foram os perfumes nas sobremesas, outros os destilados, o fumo e a cozinha do vinho – mas uma série de pratos clássicos sempre estão disponíveis. Entre os favoritos está a parmentier de bogavante com trompetes da morte, um prato a base de lagosta, que foi criado em 1988 e ainda permanece no cardápio.

Onde ficar:  

Hotel Arts Barcelona – Com uma estrutura única e design moderno, o Arts Barcelona, da rede Ritz-Carlton, está localizado em frente ao mar Mediterrâneo, a apenas 150 metros da praia. O hotel também está próximo ao centro histórico e a poucos minutos das famosas Ramblas – ampla avenida conhecida por ser o endereço de ótimos restaurantes e boutiques. Os 482 apartamentos e suítes oferecem vistas panorâmicas do mar e da cidade. Com quatro restaurantes que oferecem grande variedade de pratos internacionais e mediterrâneos, o destaque é o restaurante Enoteca, estrelado pelo Guia Michelin e com uma adega com mais de 500 vinhos.

Mandarin Oriental Barcelona – Com uma localização privilegiada, o Mandarin Oriental está situado na mais famosa avenida espanhola, o Passeig de Gràcia, e ao lado de maravilhas arquitetônicas como a Casa Battló de Gaudí. São 98 quartos e suítes com decoração criada pela arquiteta espanhola Patrícia Urquola, que segue a mesma linha contemporânea da cidade. No restaurante Moments, premiado com uma estrela do Guia Michelin, os visitantes podem desfrutar o melhora da cozinha catalã.