Destino: Atenas

02/05/2015 - 11:00 | Por: Circolare

Atenas ganhou seu nome como uma homenagem a Deusa da sabedoria Athena, que ganhou a cidade após derrotar Poseidon em um duelo. A vitória foi comemorada com a construção de um templo na Acrópoles, local dos primeiros assentamentos na cidade e a dica da semana do Circolare e da Teresa Perez.

A capital grega ostenta inúmeros monumentos bizantinos, medievais e do século 19, além de diversas áreas de uma beleza natural surpreendente. E, apesar do trânsito caótico, há uma alegre qualidade de vida que se torna evidente em tavernas, cafés e no labirinto de ruas ao redor do bairro Plaka, o mais charmoso da cidade.

É em Atenas que ficam os melhores restaurantes e a mais variada vida noturna do país, o que garante à cidade o status de importante centro cultural europeu.

Passeios

Acrópole – Visível de quase todos os pontos da cidade é o mais antigo e importante monumento histórico da civilização ocidental. O ponto central do conjunto de prédios que formam a Acrópole é o Parthenon, cuja construção data de 500 anos antes de Cristo. Na época, o local tinha como objetivo abrigar a estátua gigante da deusa Atenas e servir como local de guarda dos tributos do estado. O prédio do Parthenon, tal como foi originalmente projetado por Péricles há 2.500 anos, foi erguido totalmente em mármore e, ao contrário do que muitos pensam, não era originalmente branco, e sim adornado com esculturas e pinturas coloridas. Outro prédio histórico da Acrópole é o Erechtheion, famoso pelas estátuas das seis Cariátides – colunas esculpidas em mármore, na forma de seis jovens.

Museu da Acrópole – Inaugurado em junho de 2009, o Museu da Acrópole, cuja construção custou aproximadamente 130 milhões de euros, é quase dez vezes maior que o antigo museu (construído em 1874 e expandido em 1950). Com um acervo de cerca de 4 mil itens, abriga alguns dos maiores tesouros gregos. O prédio fica sobre um sítio de escavações que foi descoberto durante a sua construção. As escavações continuam e podem ser observadas pelos visitantes através do chão de vidro do museu.

Plaka – É o bairro que cobre toda a área abaixo da Acrópoles. Apesar de ter sido muito comercializada, esta é a área mais agradável para ser explorada a pé. Ruas estreitas são margeadas por edifícios do século 19, construções otomanas (do Império Otomano que derrubou o Império Romano), lojas de souvenirs e movimentadas tavernas. Aqui está também a Agora Romana, centro cívico erigido pelos romanos em substituição a Ágora Antiga. A Torre dos Ventos é a principal edificação dessa região. Construída pelo astrônomo Andronikos Kyrrestes no século 1 a.C., tinha diversas funções, como relógio de água, compasso e cata-vento.

Em particular, Anafitika – na base da Acropólis – é uma deliciosa área que recria os estilos e atmosferas de uma vila grega. Além de simplesmente caminhar pelas ruas ou sentar-se num café para observar o movimento, o ponto alto de Plaka são seus vários museus.

Restaurantes

Spondi – Culinária tradicional francesa, ingredientes mediterrâneos e sabores gregos com uma alta dose de charme, é a receita do sucesso. Classificado com duas estrelas no guia Michelin.

Hytra – Culinária criativa e inovadora servida em um ambiente caracterizado pelo estilo e conforto. Com um serviço impecável, integra a lista dos mais badalados restaurantes de Atenas. Classificado com uma estrela no guia Michelin.

Daphne’s Restaurant – Situado no charmoso bairro de Plaka em uma residência do século 19 inteiramente restaurada, o Daphne’s possui atmosfera exótica e sofisticada. O teto de seu salão principal está inteiramente coberto com afrescos autênticos, que ilustram mitos gregos. Um jardim interno aquecido em noites de inverno e muito agradável nas noites quentes abriga outras tantas mesas – onde são servidos autênticos sabores gregos.

 

Hotéis

Hotel Grande Bretagne – O belíssimo Hotel Grande Bretagne, com mais de 130 anos, é considerado um dos mais tradicionais hotéis de Atenas. Seus 320 apartamentos contam com encantadoras vistas para a Acrópole, o Parthenon e outros pontos históricos da cidade. Dentre as opções gastronômicas, destaque para a cozinha grega do famoso GB Corner, bar-restaurante em estilo art déco do início do século 20. No spa, os visitantes desfrutam de tratamentos inspirados nos conhecimentos ocidentais e orientais.

King George, Athens – Situado no coração de Atenas, o King George – A Luxury Collection Hotel presenteia seus visitantes com deslumbrante vista panorâmica da cidade e de um dos seus principais marcos, a Acrópole. Com estilo palaciano e ao mesmo tempo contemporâneo, o hotel dispõe de aconchegantes 102 quartos e suítes com mobiliário eclético e piso de madeira natural. Em um ambiente requintado, o restaurante Tudor Hall proporciona aos visitantes uma experiência memorável com os sabores da cozinha grega.

New Hotel – O interior do New Hotel e seus quartos foram projetados com inspirações de estilo urbano e decorados com arte contemporânea. Os quartos têm móveis customizados e, com peças feitas à mão, o hóspede tem a sensação de estar dormindo em uma belíssima exposição de arte toda projetada pelos brasileiros irmãos Campana, responsáveis pela idealização dos ambientes. O restaurante New Taste exalta a culinária mediterrânea a partir de ingredientes orgânicos e locais, além de aguçar todos os visitantes com seu famoso pão caseiro.