Bill Gates revela lista de seus 5 livros favoritos de 2020

10/12/2020 - 10:00 | Por: Circolare


Já é tradição: todo final de ano, Bill Gates divulga uma lista de suas recomendações de livros. Nesta quarta-feira, 9, o empresário publicou em seu blog cinco sugestões de obras para o estranho ano de 2020, que abordam diferentes temas como racismo, guerras, carreira e inovações na área da saúde.

“Em tempos difíceis – e não há dúvida de que 2020 se qualifica como um tempo difícil – quem ama ler recorre a todos os diferentes tipos de livros”, disse o bilionário na publicação. “Este ano, em alguns momentos eu escolhi me aprofundar em um assunto difícil, como as injustiças que levaram aos protestos Black Lives Matter. Em outros, precisei de uma mudança de ritmo, algo mais leve no final do dia. Por conta disso, li uma grande variedade de livros e muitos livros excelentes”.

5 – The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness, por Michelle Alexander

“Um relato impressionante do renascimento de um sistema de castas nos Estados Unidos que resultou em milhões de afro-americanos presos atrás das grades e, em seguida, relegados a um status de segunda classe permanente, à qual foram negados direitos adquiridos no Movimento dos Direitos Civis.”

Gates conta que sua motivação foi aprofundar a própria compreensão do racismo sistêmico testemunhada nos últimos meses e que o livro oferece uma visão reveladora de como o sistema de justiça criminal do país norte-americano visa, injustamente e especialmente, comunidades de pessoas pretas.

4 – Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World, por David Epstein

“David Epstein examinou os atletas, artistas, músicos, inventores, meteorologistas e cientistas de maior sucesso do mundo e descobriu que, na maioria dos campos – especialmente aqueles que são complexos e imprevisíveis –, os generalistas, não os especialistas, estão preparados para se destacar.”

Bill acha que muitas das ideias expostas no livro explicam até mesmo parte do sucesso da Microsoft e o indica para todos aqueles que se sentem ofuscados por colegas especialistas.

3 – The Splendid and the Vile: A Saga of Churchill, Family, and Defiance During the Blitz, por Erik Larson

“Erik Larson mostra, em detalhes cinematográficos, como Churchill ensinou ao povo britânico ‘a arte de não ter medo.'”

Romance escrito em 1940 na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, que, segundo Gates, é mais atual do que nunca. O bilionário compara o medo e a ansiedade da população da época, em um país constantemente bombardeado por nazistas, a algo que passamos no dia a dia com a covid-19.

2 – The Spy and the Traitor: The Greatest Espionage Story of the Cold War, por Ben Macintyre

“A verdadeira história de Oleg Gordievsky, um agente da KGB de alto nível que trabalhou como agente duplo para a Grã-Bretanha e o MI6. Gordievsky ajudou a provocar o fim da União Soviética e The Spy and the Traitor detalha sua carreira e a história de como um agente da CIA foi quase sua queda.”

Gates considera o livro melhor que muito romances policiais e de espiões por aí, ressaltando que se trata de uma narrativa não ficcional.

1 – Breath From Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine, por Bijal P. Trivedi

A obra detalha a luta médica contra a fibrose cística, doença genética rara que afeta os sistemas digestivo, respiratório e reprodutivo e torna as secreções do organismo mais espessas que o normal.

“Esta história é especialmente significativa para mim porque conheço famílias que se beneficiaram com os novos medicamentos descritos neste livro”, conta o Bill.

Tags: 

Comentários