Barba saudável por Dra. Thais Pepe

11/06/2015 - 16:30 | Por: Circolare

Cuidado com a pele não é um assunto apenas para as mulheres. Os homens também precisam reservar alguns minutinhos do dia para dar atenção a esse órgão tão importante.

A pele masculina é mais espessa do que a feminina e, geralmente, mais oleosa e com poros mais dilatados graças à testosterona que estimula a produção das glândulas sebáceas. Mesmo assim, a pele deles também pode ser de diferentes tipos – mista, oleosa, seca e normal – só que com uma acentuação menor do que na pele das mulheres.

Um dos momentos mais sensíveis para a pele do homem é a hora de barbear. O atrito da gilete contra a pele pode causar uma infecção bacteriana muito frequente chamada Foliculite que é favorecida pelo excesso de umidade, suor e pela raspagem dos pelos. Por isso, a limpeza diária é fundamental para remover impurezas e controlar a oleosidade excessiva, evitando a formação de cravos e comedões que causam as inflamações e o surgimento de pelo encravado.

O barbear perfeito começa com a aplicação da espuma de barbear, escolha uma que também tenha função hidratante, pois amolece o pelo e evita irritação. Eu recomendo a da Aveeno. Em seguida, estique bem a pele com a mão livre e deslize a lâmina na direção do crescimento dos pelos, nunca contra (para evitar o surgimento de pelo encravado) – não se esqueça de passar o barbeador na água entre uma raspada e outra. Quando terminar de raspar os pelos, lave com água fria, para fechar os poros, e seque o rosto delicadamente com uma toalha. Para finalizar, aplique um pós-barba para evitar infecções e acalmar a pele – eu recomendo o da Tend Skin. A lâmina de barbear deve ser trocada semanalmente. Você pode também optar pelo barbeador elétrico que não precisa ser trocado com tanta frequência e dispensa o uso da espuma de barbear, mas, por outro lado, não corta os pelos de forma tão rente. Apesar de não ter uma frequência definida, os riscos de pelo encravado e inflamação diminuem se o barbear não for feito diariamente.

Apesar de ser mais espessa e sofrer menos perda de nutrientes e de água, a pele dos homens precisa receber hidratação e cuidados diariamente, pois está sujeita à agressão da lâmina de barbear e ao envelhecimento. Por isso, é importante estabelecer uma rotina de cuidado para a pele. O ideal é esfoliar a pele do rosto duas vezes por semana e limpá-la todos os dias com um sabonete em gel de ph neutro. E, claro, o protetor solar. Apesar dos pelos protegerem a pele, os homens não podem dispensar o uso diário de protetores solares.

Uma última dica importante é fugir dos produtos com álcool na composição, eles irritam e ressecam a pele. Outros vilões que podem contribuir para o desequilíbrio da sua pele são o estresse, a má alimentação e o uso equivocado de cosméticos. Fuja deles e adquira hábitos diários de cuidado para ter uma pele sempre saudável.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Comentários