Apple lança iOS12 com melhorias e novidades

05/06/2018 - 16:00 | Por: Circolare

A gigante em tecnologia Apple apresentou nesta segunda-feira (4) o iOS 12, nova versão do seu sistema operacional para seus aparelhos móveis “iPhone” e “iPad”. A popularização de ferramentas que utilizam realidade aumentada foi o mote da empresa para a atualização, bem como melhorar a performance de aparelhos antigos. Se seu dispositivo Apple permite a instalação do iOS11, a nova versão deve estar disponível para atualização.

Milhões de clientes sofrem com problemas de desempenho/bateria em aparelhos antigos causados por versões anteriores do OS, ponto observado e corrigido pela empresa, apesar de se tratar do mesmo software com recursos limitados.

Measure

O novo iOS 12 também trará uma nova ferramenta nativa chamada “Measure”, uma régua virtual capaz de medir coisas no mundo real utilizando a câmera do celular. Ao abrir a função, o usuário deve trazer uma linha sobre algo no visor, que dará as informações de comprimento. O app também deve funcionar como um nível. Não há informações sobre quais aparelhos darão suporte a esta função.

O app de fotos do iOS 12 também ficou mais completo. A ferramenta está bem parecida com o Google Fotos, com diversas funções organizacionais e de reconhecimento de imagem similares às da concorrente. Será possível buscar por termos específicos, como lugares e categorias de imagens direto na área textual.

Ainda, a Apple introduziu uma nova guia chamada “Para você”, que trará montagens, fotos com efeitos aplicados automaticamente e algumas outras coisas — essencialmente uma seção equivalente ao Assistente no Google Fotos.

Notificações agrupadas

Depois de anos sendo criticada pela bagunça que é o gerenciamento de notificações no iOS, a Apple finalmente resolveu tomar uma atitude. Com o iOS 12, a empresa vai organizar as notificações de um mesmo app em grupos, permitindo que o usuário as revise ou dispense de uma só vez. Infelizmente, a empresa perdeu a oportunidade de permitir interações e ações mais completas.

Siri

A assistente digital da Apple, apesar de ter sido a primeira a conseguir interagir com o usuário através de linguagem natural falada, tem enfrentado forte concorrência da Amazon e, especialmente, da Google e de seu Assistente. Por isso, a Siri está ganhando algumas novidades interessantes.

Ela poderá agora interagir com aplicações de terceiros através de “atalhos”. Desenvolvedores terão a opção de incluir botões “Adicionar à Siri” em algumas funções de seus apps e permitir que o usuário crie uma frase de ativação para aquele recurso. Assim, a assistente poderá controlar funções específicas dos apps do iOS de acordo com a vontade dos usuários.

Isso é mais ou menos o que a Google anunciou para o Android P no mês passado durante a I/O 2018. Os Apps poderão ter “fatias de apps” integradas diretamente na interface do Google Assistente.

Contudo, esse recurso só será distribuído com o Android P que deve demorar alguns anos para estar nos aparelhos de uma quantidade significativa de seus usuários. O iOS 12, entretanto, deve chegar a mais da metade dos iPhones e iPads em 2 ou 3 meses após seu lançamento geral.

O iOS também trará um app chamado Shortcuts, que permitirá ao usuário criar macros ou um conjunto de funções ativadas por algum tipo de gatilho. Vários outros apps nativos, como Apple News, Stocks, Voice Memos, Tem, Apple Books (antigo iBooks) e CarPlay, foram atualizados substancialmente, e o iCloud passará a sincronizar gravações entre todos os aparelhos conectados.

Mais uma função em que a Apple emulou a concorrente Google foi a de controle de tempo gasto com seu dispositivo ativo. A criadora do Android mostrou uma série de recursos para contabilizar o tempo de tela ligada, mostrando os apps mais usados e seu tempo de atividade, função presente também na nova ferramenta “Screen Time” do iOS 12, a qual poderá inclusive ser usada por pais para controlar a atividade digital de seus filhos.

Realidade aumentada

Em parceria com a Pixar, a Apple lançou um novo formato de arquivo, o “USDZ”, específico para arquivos de realidade aumentada. O formato funcionará como uma “pré-visualização rápida” para aplicações e elementos em AR. Esse formato será suportado por várias companhias de software, tais como Adobe, Autodesk, Sketchfab, PTC, Quixel e outras.

 

Animoji

Lançados no ano passado com o iPhone X, os Animoji da Apple agora estão mais completos, conseguindo representar também os movimentos de língua do usuário. A ideia é fazer as representações faciais ficarem mais realistas.

Outra novidade relacionada a esse recurso tem a ver com a possibilidade de os próprios usuários criarem Animojis. A ideia é basicamente idêntica à que a Samsung apresentou nos Galaxy S9 e S9+, fazendo pequenas figuras animadas baseadas na aparência do usuário.

FaceTime

O famoso app de videochamadas da Apple agora permite fazer conferência em grupo com até 32 pessoas conectadas ao mesmo tempo. Será possível criar grupos de conversa diretamente no FaceTime ou importá-los do iMessage para uma chamada de vídeo. Usuários poderão entrar ou sair do grupo conforme desejarem.

Não foi definida uma data fixa para o lançamento da versão final do iOS 12, mas a empresa diz que o software chegará aos usuários durante o outono no Hemisfério Norte, que vai do fim de setembro até o fim de dezembro, data próxima próxima ao lançamento dos novos iPhones de 2018. A versão Beta para desenvolvedores está disponível desde o lançamento oficial das funcionalidades.

Comentários