App que “envelhece” usuário entrega dados para anunciantes

16/07/2019 - 14:00 | Por: Circolare


Febre nesses últimos dias, você já deve ter se deparado com o FaceApp, um aplicativo que envelhece os rostos dos usuários, mostrando como eles ficarão daqui a alguns anos.

O que muita gente que baixou não esperava é que, apesar de ser gratuito, a diversão não ocorre sem custo: o aplicativo entrega informações pessoais dos usuários para a desenvolvedora russa Wireless Lab. Porém, as autorizações estão nos termos de uso do app.

Os termos de uso dizem que as informações não são associadas aos usuários de forma a poder identificá-los individualmente, mas o número de informações monitoradas é grande. Entre eles estão cookies, pequenos arquivos instalados na máquina para identificar tendências e comportamentos online; identificadores de dispositivos, que permite saber qual é o tipo de aparelho usado pelo usuário; e metadados, que descrevem como e quando um usuário interage com determinado conteúdo, sem revelar exatamente os detalhes desse conteúdo.

Além disso, o FaceApp coleta informações de log, incluindo as páginas de web que o usuário decide visitar, o endereço IP (que é uma espécie de CEP de cada máquina na internet), e o tipo específico de navegador de internet.

Tags: 

Comentários