Após 10 anos, Louvre de Abu Dhabi será finalmente inaugurado

08/11/2017 - 18:00 | Por: Circolare

Após 10 anos, o Museu do Louvre de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, será inaugurado neste sábado (11). Chamado de “Louvre Abu Dhabi”, o museu fica na Ilha de Saadiyat e é resultado de uma parceria entre os governos da França e dos Emirados Árabes assinada em março de 2007.

O acordo, que estará vigente por 30 anos e alcança o valor total de um bilhão de euros, inclui a exploração da marca Louvre, assim como a organização de exposições atemporais.

O custo da construção do museu foi inicialmente estimado em cerca de 600 milhões de euros, mas sua conclusão foi adiada em várias ocasiões, devido a, sobretudo, problemas de financiamento.

No total, 13 estabelecimentos franceses colaborarão com o novo museu, contribuindo com o empréstimo de cerca de 300 obras.

A coleção permanente dos Emirados contará com cerca de 600 obras, das quais mais de 200 estarão expostas a partir da inauguração oficial, que contará com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e do príncipe herdeiro emiradense, Mohamed bin Zayed.

Com o design do arquiteto Jean Nouvel, o Louvre Abu Dhabi tem aproximadamente 64 mil m².

Comentários