A incrível história de Chitra e Rosman Stern, fundadores do grupo Martinhal

02/03/2019 - 09:14 | Por: Circolare

Antes do casal Stern chegar

O Martinhal Lisbon Cascais Family, hotel que recebe o Fashion Weekend Kids, vários convidados brasileiros e uma semana intensa em família cheia de programações, possui uma história de conquistas, empreendedorismo e coragem por trás de todo o seu sucesso.

Quando os donos do grupo de hotéis, Chitra e Roman Stern chegaram ao Martinhal, existia apenas um pedaço de terra com um pequeno motel na praia, construído nos anos 60, e licença de construção para um conjunto habitacional de 1987.

Após a venda de cerca de 15 lotes, pelo antigo proprietário nos anos 90, não existiu qualquer desenvolvimento neste local, que era considerado “muito longe” de Faro para um produto turístico de alta qualidade.

Chitra, que é de Singapura e Roman, da Suíça, olharam para Sagres e para o Martinhal com outros olhos: Sagres era uma área de beleza e natureza impar; o Algarve, com as suas praias de areia branca e baixa densidade de construção era um destino fantástico comparado com o Sul de França, Espanha ou Itália. Portugal tem um povo encantador e acolhedor e uma gastronomia, capazes de competir facilmente com tais países. No final dos anos 90, início dos anos 2000, os fundos da UniãoEuropeia para infra-estruturas mostravam resultados com o término da estrada Norte-Sul e Lste-Oeste a longo do Algarve. O aeroporto de Faro estava duplicando a sua capacidade, de 4 para 8 milhões de passageiros por ano.

O aumento das companhias aéreas low cost ligou as cidades Europeias como nunca. O Algarve estava cheio de “resorts” mas faltavam resorts de luxo, que poderiam fazer do Martinhal algo muito especial e único!

O casal Stern começou a negociar a compra do terreno no final de 2001 com a intenção de transformar num resort de luxo 5 estrelas. Reorganizaram a licença de construção existente, sem alterar a área de construção, para criar um projeto mais sustentável e mais orientado para o fornecimento de serviços e facilidades de alta qualidade.

Esta alteração era importante, uma vez que casas de férias apenas atraem negócios para um ou dois meses por ano. Enquanto, piscinas, restaurantes, lojas, entre outras coisas eram necessárias para tornar o negócio imobiliário um produto viável. Isto, foi também crucial para oferecer turismo de qualidade durante todo o ano numa região, anteriormente, subdesenvolvida. O fato do casal Stern ter tido essa visão ainda em 2002 serviu de inspiração para desenvolver um produto de luxo para famílias que combinasse “Design, Luxo e Família na praia!

 

Comentários