5 aplicativos para ouvir histórias infantis

26/10/2021 - 14:00 | Por: Circolare


Contar histórias é fundamental para transformar a maneira como as crianças compreendem e se conectam com o mundo. Passadas de geração para geração, elas auxiliam na formação da identidade e valores. Os contos ainda ajudam a desenvolver o imaginário, a capacidade cognitiva e a inteligência emocional dos pequenos, tornando-se também uma valiosa oportunidade para momentos de vínculo e memórias afetivas com os pais.

Nos últimos anos, essa tradição antiga tem se transformado com o avanço da tecnologia. Muitos aplicativos contam com efeitos sonoros, imagens, músicas, cenários e personagens animados, tornando esse momento ainda mais lúdico e interativo, além de menos trabalhoso para os pais.

Confira abaixo os principais apps do segmento para baixar e se divertir junto com os pequenos:

Glorify

O aplicativo que disponibiliza diariamente citações, passagens bíblicas, reflexões, meditações guiadas, orações e músicas, anunciou recentemente uma série de conteúdos especiais para crianças. As novas músicas e histórias ajudam pais e filhos a dormirem melhor, além de trazer ensinamentos e lições preciosas para as crianças.

O Glorify lançou playlists em parceria com 3 Palavrinhas e Hora de Dormir, além de três novas histórias infantis contadas por embaixadores do app. A ferramenta já conta com outras histórias bíblicas para crianças, perfeitas para serem ouvidas antes de dormir, como A Arca de Noé, Davi e Golias, Jonas e a Baleia, entre outras.

O app está disponível para download na Google Play Store e Apple Store.

Livrin

A ferramenta, que está disponível em aplicativo (iOS e Android), conta com histórias infantis que colaboram com uma criação feminista para meninas e meninos, e valoriza o enriquecimento cultural da criança, apresentando novas palavras e oportunidades de aprendizado.

As histórias são ótimas para que os pais leiam com as crianças, mas elas também podem se divertir sozinhas, já que há a possibilidade de narração e texto bastão, que facilita a leitura para as crianças em alfabetização. Além disso, os conteúdos são apresentados em três idiomas – português, inglês e espanhol. Interessante para um contato inicial com outras línguas.

As minhas histórias

Conjunto de histórias infantis para ler em família, com possibilidade de responder a pequenas perguntas sobre cada história e desenvolver a interpretação de texto.

No app disponível para Android, a criança pode escolher um conto da lista ou clicar no botão “história aleatória”. Os títulos são atualizados com frequência e entre os disponíveis, estão: João e Maria, A Princesa e o Sapo, O Gato de Botas, A Galinha dos Ovos de Ouro e outros.

StoryMax

A premiada publicadora StoryMax tem um app que reúne todas as suas histórias já publicadas (gratuitas e pagas). Os livros recontam clássicos, narrativas populares e poemas com textos originais e adaptações, efeitos de som, narração e interatividade na medida certa para engajar crianças e jovens que adoram ficar imersos em tablets e smartphones.

A ferramenta gratuita está disponível para download na Apple Store e Google Play Store.

Inventeca

O aplicativo Inventeca (iOS | Android) apresenta histórias ilustradas para envolver leitores de todas as idades. Pais e outros cuidadores podem reforçar laços com os pequenos por meio da narração. Basta escolher uma história, soltar a imaginação e contar sua própria versão individualmente ou em grupo: ela ficará gravada no app, podendo ser compartilhada com amigos e parentes e até virar livros impressos para colecionar e presentear.

Com narrativas ilustradas assinadas por autores de livros infantis premiados, o app exercita a fala e capacidade de ler imagens e contar histórias em qualquer língua.

Comentários