“Kids in the Gallery” na SIM Galeria

20/08/2018 - 16:00 | Por: Circolare


A SIM Galeria promove no dia 21 de agosto, das 16h às 18h, o “Kids in the Gallery”. Na ocasião, serão realizadas atividades com arte para crianças de 5 a 12 anos, em uma tarde de questionamentos e tarefas lúdicas e educativas baseadas na exposição de Rodrigo Torres, em cartaz na galeria até dia 25 desse mês.

Piéra Varin, pedagoga, arte educadora e pesquisadora conduzirá a brincadeira. A profissional já promoveu diversas experiências em espaços públicos e trabalhou no Programa da Iniciação Artística – PIA, em São Paulo. Ministra frequentemente oficinas em unidades do SESC da capital e do interior e trabalha com a disseminação das culturas populares, indígenas e negras. Após as atividades, haverá um piquenique.

AC/DC for Kids e U2 for Kids se apresentam na Vila Butantan

20/08/2018 - 12:00 | Por: Circolare


Nos dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo) vão subir ao placo na Vila Butantan as bandas AC/DC for Kids e U2 for Kids, que prometem agitar o festival ‘Quero Chocolate na Vila Kids’, inteirinho dedicado aos pequenos e ao universo do chocolate.

O U2 for Kids tocará no sábado, dia 25 de agosto, das 16 às 17h30. O AC/DC for Kids se apresenta no domingo, dia 26 de agosto, das 15 às 16h30.

Nos dois dias, entre meio-dia e 17 horas, as crianças poderão se divertir na piscina de bolinhas, na cama elástica, no tobogã e nos jogos multiplay e play gol. No domingo vai ter atração nova: estilingue humano também fará parte das brincadeiras.

Para manter a energia tem um cardápio especial todo dedicado ao chocolate. E dá para aproveitar o final de semana com a família e com os pets, que são bem-vindos na Vila.

Cabeleireiro para portadores de Autismo

18/08/2018 - 12:00 | Por: Circolare


Descobrir que uma criança possui autismo gera tensão e dúvidas nos familiares. O transtorno que não possui uma causa definida apresenta diversos graus; desde a capacidade de interação social até, em casos mais elevados, os que atingem a fala e o nível de coeficiente intelectual.

Por conta destas diferentes características, alguns serviços essenciais possuem dificuldades em oferecer atendimento à essas crianças. Neste contexto, muitos profissionais se dedicam a entender e adequar seu negócio para recebê-los e criar boas experiências. Exemplo disso, são as idas aos salões para cortar o cabelo, pois, se para uma criança sem o transtorno já é um momento tenso, para os autistas, isso se potencializa. Por essa razão, a rede especializada no atendimento infantil, Corte Kids, dedicou-se a conhecer mais sobre o autismo e passou a oferecer atendimento diferenciado.

A história dessa relação de sucesso e da dedicação do Tio Alê, idealizador da rede, começou junto com o surgimento do salão. Em 2007 quando estreava como cabeleireiro infantil um cliente muito especial exigiu que ele desenvolvesse habilidades diferentes das que estava acostumado, seu amigo e cliente até hoje, Gabriel é portador do transtorno e foi a principal motivação para que o empresário criasse o Domingo Azul, um dia dedicado ao atendimento destas crianças. “É maravilhoso conviver com elas e ver que o trabalho tem conquistado bons resultados. Levantamos a bandeira da causa, pois é preciso desmistificar os pré-conceitos existentes em torno deste e tantos outros transtornos neurológicos e patologias. Precisamos pensar na qualidade de vida destas crianças, e a missão do Domingo Azul é exatamente essa” – resume Alexandre Finozzi ou Tio Alê, como prefere ser chamado.

Ao longo desses 10 anos o profissional pôde conviver com os diferentes graus de autismo, esclarecer dúvidas neurológicas e adaptar-se a essa realidade, ajustando o tempo de atendimento, o volume do som ambiente e oferecendo atividades inclusivas enquanto esperam, com livros para ler e desenhar, além de um manual de atendimento e treinamentos para toda a sua equipe. “Nossos profissionais possuem uma estrutura completa para entreter a criança e envolve-la em uma experiência prazerosa”, garante.

Menina de 3 anos tem QI mais alto que Einstein e Stephen Hawking

16/08/2018 - 18:00 | Por: Circolare


Olha só o caso dessa menininha, Ophelia Morgan-Dew, de apenas três anos. Em um teste de QI, a criança, moradora da cidade de Hertfordshire, Inglaterra, alcançou 171 pontos, 11 a mais do que Albert Einstein e Stephen Hawking. Isso faz com que ela pertença a parcela da população de 0,03% de pessoas com cérebros super inteligentes.

Ophelia tornou-se o novo membro da Mensa Britânica, organização que reune pessoas do mundo inteiro que têm um QI acima do padrão, e ela é a mais jovem de todos! Foi a mãe de Ophelia, Natalie Morgan que percebeu o talento da filha. A menina pode, por exemplo, lembrar de coisa que aconteceram antes de ter completado um ano de idade.

Apesar de toda essa inteligência, Natalie afirma que a filha leva a vida de uma criança normal. “Eu não pressiono ela. Ela realmente gosta de Lego e jogar futebol. Ela é praticamente como qualquer outra criança de três anos”

Grupo Lagartixa na Janela ocupa ruas e interage com crianças

14/08/2018 - 14:00 | Por: Circolare


Criado em 2010 pela artista e educadora Uxa Xavier, o grupo “Lagartixa na Janela” tem como identidade apresentações em espaços não convencionais, como ruas, praças, parques e áreas externas de equipamentos culturais.

“Breves Partituras para Muitas Calçadas”, o trabalho mais recente do grupo, fará temporada a partir do dia 22 de agosto, quarta-feira, 15h, no Parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara. Em setembro, o grupo se apropria do espaço do Vale do Anhangabaú  com as crianças do entorno para performar o brincar na rua a partir dos traços do giz. Cinco performers utilizam o giz como objeto relacional para criar novos espaços no ambiente urbano.

Ocupar um espaço na cidade nos leva a ampliar percepções e, principalmente, o contato com o público. O grupo busca acessar, nos espaços públicos, lugares de encontros e trocas, estimulando olhares e percepções afetivas sobre o espaço cotidiano e/ou de passagem. Nasce, assim, um novo olhar diante da criação, do público e da cidade.


Pai de Elite: livro de cabeceira do Príncipe William sobre paternidade chega ao Brasil

08/08/2018 - 20:00 | Por: Circolare


A vida seria mais fácil se tudo viesse com um manual de treinamento básico, não seria? Nos primeiros segundos após o nascimento do seu novo recruta, os pais vão saber exatamente o que sentir. Amor, medo, confusão, deslumbramento, e tudo isso logo na primeira hora.

“Commando Dad”, de Neil Sinclair (2012), o livro usado pelo príncipe William para se preparar para a paternidade e que virou best-seller no Reino Unido, chega ao Brasil pela Editora BelasLetras como “Pai de elite: treinamento básico”e pretende ajudar a preparar a base para a chegada do mais novo membro da sua tropa – o soldado bebê –, quando, mais do que nunca, os pais precisarão agir. A obra já está disponível nas principais livrarias do país.

Em formato de guia, Pai de elite é um manual de treinamento para a paternidade, pois para o autor, “um pai de elite tem participação ativa na vida dos filhos e assume suas responsabilidades com seriedade”.

Assim como no exército, quando o soldado recebe logo no primeiro dia o “guia Habilidades Básicas para a Batalha”, que abrange tudo, desde como fazer a barba a como estimar com precisão a distância de um alvo, o autor criou um manual como este, porém destinado aos pais. “Os livros disponíveis para os futuros pais ou eram puro entretenimento (e, creiam, cavalheiros, se o seu jeito de cuidar dos filhos parece divertido é porque você não está cuidando direito) ou, pior, eram livros teóricos demais para serem práticos. Decidi que eu precisava de um manual de treinamento básico que fosse acessível para pais, principalmente para os homens”, explica Neil Sinclair.

Neil Sinclairé um Pai de Elite dono de casa e babá com certificação. Já testou pessoalmente todas as técnicas citadas no livro Pai de Elite. E pensa que teria sido muito mais fácil se tivesse contado com um manual de treinamento básico, que explicasse as habilidades práticas necessárias sobre ser pai.

Livro do encontro entre Turma da Mônica e Menino Maluquinho é lançado

06/08/2018 - 14:00 | Por: Circolare


Dois dos personagens mais queridos da literatura brasileira se encontram pela primeira vez no livro “MMMMM – Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica”. Uma história criada por Manuel Filho e ilustrada por Ziraldo e Mauricio de Souza, lançada nesse sábado, 4, na Bienal do Livro de São Paulo.

“Li tudo sobre eles e suas turmas. E sempre me perguntava como poderia ser se os dois vivessem uma aventura juntos. Até que um dia… eu, que acabei também me transformando em um contador de histórias, resolvi imaginar o encontro dos dois e pensei que pudesse ser contado pela Mônica e pelo Menino Maluquinho”, descreveu Manuel Filho.

De acordo com a editora, “MMMMM – Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica” tem como inspiração o livro de aventura “A montanha encantada”, de Maria José Dupré. Lá, um grupo de crianças quer descobrir o mistério por trás de uma luz que aparece no topo de uma montanha.

Outra referência, segundo o material de divulgação, é o filme “A fantástica fábrica de chocolate”.

Nesta junção de “Ziraldo + Mauricio de Sousa”, Mônica e Menino Maluquinho na acham um bilhete dourado em uma barra de chocolate. O “prêmio” dá direto a uma excursão rumo à tal Montanha Mágica.

Anitta divulga primeiras imagens do seu desenho animado

03/08/2018 - 16:00 | Por: Circolare


Anitta vai invadir (também) o mundo infantil.

Nessa quinta-feira (2), ela apresentou as primeiras imagens do “Clube da Anittinha”, uma série de desenhos para crianças que serão exibidos nos canais Gloob e Gloobinho.

A animação, que contará a história da cantora, terá vários personagens inspirados em sua mãe, pai, irmão, amigos, além de seus animais de estimação. “Essa sou eu e a minha turma, na versão desenho animado. Eu sempre tive um público infantil muito grande mas nunca tive nenhum trabalho focado especificamente para eles”, escreveu Anitta na legenda da imagem postada no Instagram.

No enredo, a personagem vai morar em um trailer chamado “Poderosa”, que se transforma em trio elétrico sempre que acionado pela Anittinha. Nos desenhos, Anittinha terá como amiguinhos os personagens Rositcha, Renuvem, Mauro Mar, Marshmelle, Gatrick, Juju Coral e Estreller.

Oficina gratuita com DJ Marcelo Botelho

02/08/2018 - 20:00 | Por: Circolare


O DJ Marcelo Botelho, em parceria com a ONG Vida Jovem, irá realizar uma Oficina de DJ e Produção Musical gratuita para jovens de baixa renda do entorno do Ipiranga. As aulas acontecerão às segundas-feiras, a partir do dia 13 de agosto, no CEU Parque Bristol ( R. Prof. Artur Primavesi, s/n – Jardim Imperador), das 15h às 17h. No total, serão oito aulas, ministradas por DJs da Briefing Agency – agência de DJs fundada pelo próprio Marcelo Botelho.

Para participar, os jovens precisam ter entre 14 a 17 anos, estarem estudando ou já terem concluído os estudos, e residirem nos bairros de Heliópolis, Parque Bristol, Jd. São Savério ou entorno. As inscrições devem ser feitas na sede da ONG Vida Jovem (Rua Padre Marchetti, 240/242), onde os interessados deverão levar a cópia do RG, CPF e comprovante de residência até o dia 12 de agosto.

A causa nobre é para que mais jovens sejam empoderados e tenham oportunidade de crescer profissionalmente em mais uma área, ganhando conhecimento sobre a profissão de DJ, suas possibilidades, burocracias, alegrias e desafios.

Nova instalação inspirada em Van Gogh estreia no Museu da Imaginação

21/07/2018 - 20:00 | Por: Circolare


Diferentemente da proposta das outras exposições, o Museu da Imaginação apostou, dessa vez, na imersão da arte “Descobrindo Van Gogh”. A criançada, literalmente, entra em contato com a inspiração do artista fazendo parte da obra. Absorvendo-a, assim, por meio dos sentidos.

A estrutura da instalação foi arquitetada para levar as crianças à atmosfera da arte moderna do artista. Uma das salas da instalação é denominada “Dia”, trazendo a força do amarelo, do trigo e dos girassóis sempre presentes nas obras de Van Gogh enquanto a outra sala, representa a noite, com uma releitura da obra “Noite Estrelada”. Aquarelas, luzes, cores, sons, cheiros, bolhas de sabão, presentes para tornar possível a imersão por completo. Dessa forma, as crianças conseguem se conectar, experimentar, e interagir e imergir como protagonistas no universo de Van Gogh.

A estação fica aberta à visitação até abril de 2019 para crianças e adultos descobrirem Van Gogh.