Galinha Pintadinha ensina a ler em aplicativo do Google

30/09/2020 - 14:00 | Por: Circolare


A Galinha Pintadinha também está no Read Along. Desenvolvido pelo Google, o aplicativo ajuda as crianças a desenvolverem a leitura. Segundo a empresa, mais de 30 milhões de histórias foram lidas em todo o mundo por meio desse recurso. Agora, a gigante do Vale do Silício está incluindo 700 livros exclusivos, que podem ser encontrados em vários idiomas, entre eles o português brasileiro.

“As crianças terão a oportunidade de ler novos livros e histórias locais, de personagens conhecidos pelos pequenos, como a Galinha Pintadinha”, informou a empresa. Ainda de acordo com o divulgado, a equipe responsável pelo aplicativo constatou que leitores iniciantes têm melhora de 38% a 88% na fluência de leitura oral após ler 100 minutos no aplicativo.

Como funciona? A assistente de leitura do aplicativo, Diya, detecta se a criança está com dificuldades, ou se está lendo o texto adequadamente com sucesso e dá um feedback positivo e incentivador ao longo do caminho. A empresa explica que basta tocar na Diya para obter ajuda para pronunciar uma palavra ou frase.

Ao conseguirem fazer a leitura e irem avançando, as crianças conquistam estrelas e distintivos, o que as motiva a seguir brincando e lendo. De acordo com o Google, cada experiência é personalizada, e o app reconhece o nível de dificuldade apropriado de histórias e jogos com base no desempenho do nível de leitura.

“Em um momento em que as crianças estão afastadas da escola, o aplicativo entra como reforço para o processo de alfabetização. Uma mãozinha para os pais que estão com os filhos estudando em casa.”, afirma Juliano Prado, diretor da Bromelia Produções, dona da marca Galinha Pintadinha.

O Read Along não tem anúncios nem direciona para compras no aplicativo. Não é necessário login para a utilização do aplicativo, que também funciona off-line sem Wi-Fi ou dados.

kit confeiteiro para o Dia das Crianças

27/09/2020 - 12:00 | Por: Circolare


Para deixar o Dia das Crianças ainda mais especial, a Sodiê Doces lança um kit que vai transformar os pequenos em verdadeiros confeiteiros profissionais.

A caixa traz duas versões dos mais que populares cupcakes, um com massa branca e outro com massa de chocolate, além de dois tubetes com confeitos coloridos, um bisnaga de leite condensado e um cone plástico de confeitar com brigadeiro.

Cada kit custa R$ 39,90 e está à venda nas lojas de 20/9 a 12/10.

Beatles ganha quadros de LEGO para montar

07/09/2020 - 14:00 | Por: Circolare


Se você é fã dos Beatles e de LEGO, temos uma excelente novidade!

Em um formato um pouco diferente dos blocos tradicionais da LEGO, a nova série promete trazer um resultado que cairá muito bem em qualquer quadro e também pode servir como decoração.

A versão dos Beatles, por exemplo, já tem um adicional incrível: com 2933 peças, você pode usar o mesmo kit para montar qualquer um dos quatro integrantes  John Lennon, Paul McCartney, George Harrison ou Ringo Starr.

Turma da Mônica e ONU Brasil se unem para divulgar recomendações de proteção na pandemia

03/09/2020 - 18:00 | Por: Circolare


A Turma da Mônica e a Organização das Nações Unidas (ONU) lançam a campanha Verificado para combater a desinformação nesta pandemia do novo coronavírus.

O objetivo é disseminar orientações e informações educativas sobre os cuidados que devem ser tomados para a proteção contra a covid-19.

A partir desta quinta-feira (3), conteúdos ilustrativos da Mônica e seus amigos serão publicados em diversos canais de comunicação e nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram e outras – da ONU Brasil e da Turma da Mônica.

Especialista alerta que meditação para crianças precisa ser simples e lúdica

30/08/2020 - 12:00 | Por: Circolare


Muitos pais contam que tentaram meditar com os filhos, ao menos por cinco minutos, mas não conseguiram pela agitação das crianças e pelo fato delas não conseguirem ficar paradas por instantes. Mas, meditação para crianças não é igual a meditação para adultos. Para os pequenos ela precisa ser inserida aos poucos, preferencialmente de forma lúdica, e podem envolver desenhos, pinturas, contos, dinâmicas, entre outras atividades.

A afirmação é de Flávia Sato, especialista em gestão emocional do Programa Soul no Brasil, que contempla o ensino do conteúdo socioemocional e de mindfulness para crianças e adolescentes e a inserção desses de forma estruturada na grade escolar.

Segundo ela, há um tabu de que a meditação requer manter a crianças em posição de lótus e coluna ereta para minutos de reflexão. Muitas vezes isso não será possível. Importante iniciarmos com atividades que remetam ao conceito de ‘atenção plena’, que é o princípio da meditação mindfulness, com duração similar à de uma brincadeira – com início, meio e fim – para se chegar ao propósito da prática.

Um dos exemplos de atividades citadas pela especialista é a chamada ‘previsão do tempo’ que ajuda as crianças a se expressarem, de forma lúdica, como estão se sentindo naquele momento. “Explicamos que, assim como existe a previsão do tempo lá do céu, existe a previsão do tempo dentro dela”, conta. O uso de desenhos, como de um Sol radiante ou de uma nuvem azul ou carregada, auxilia o entendimento de emoções como da alegria, tranquilidade, preocupação ou ansiedade.

A especialista explica que atividades como essa irão exercitar a atenção plena ao ambiente, ao corpo, à respiração, aos pensamentos, às emoções e podem ser feitas por crianças a partir de 5 anos de idade, de preferência junto aos pais ou cuidadores.

“É um trabalho de desenvolvimento humano contínuo, que fortalece uma postura mais presente, focada, consciente e positiva da vida e que, por isso, deve ser perene. A forma como se dá a prática meditativa precisa mudar de acordo com a idade dessa criança ou adolescente para que seja sempre experiência compatível com seu momento de vida, portanto instigante e prazerosa”, conta Flávia.

Confira algumas dicas de práticas de mindfulness para crianças a partir de 05 anos:

ANDANDO PARA FRENTE

• Adequado para crianças: a partir de 5 anos.
• O que você vai precisar: nenhum recurso é necessário, apenas espaço para as crianças se locomoverem.

Essa atividade é uma atividade de caminhada com atenção, e vamos conectar os passos a uma reflexão de equanimidade. Forme uma fila com as crianças, uma ao lado da outra, de um lado da sala. Sua orientação será para que as crianças caminhem apenas quando você pedir.

Peça para que as crianças respirem bem fundo e soltem o ar de duas a três vezes.

• “Pense em uma pessoa que você ama muito, pode ser alguém da sua família ou seu melhor amigo ou amiga. Dê um passo para a frente. Deseje ‘Que você seja feliz’ (em voz alta).

• “Pense em uma pessoa que você gosta muito, algum colega querido, por exemplo. Dê um passo para a frente. Deseje ‘Que você seja feliz’ (em voz alta).

• “Pense em uma pessoa que você não conhece muito. Dê um passo para a frente. Deseje “Que você seja feliz’ (em voz alta).

• “Pense em uma pessoa que você tem dificuldades, ou até que não gosta muito. Dê um passo para a frente. Deseje ‘Que você seja feliz’ (em voz alta).

Finalize a atividade explicando que sempre podemos desejar o bem das pessoas e que elas sejam felizes, porque todos somos iguais.

PREVISÃO DO TEMPO

• Adequado para crianças: de 5 a 10 anos
• O que você vai precisar: papel e lápis de cor, giz de cera, para colorir.

Assim como existe a previsão do tempo lá do céu, existe a previsão do tempo dentro da gente.

A “previsão do tempo” é uma atividade para que as crianças expressem, de forma lúdica, como elas estão se sentindo no momento. Nesse momento, vamos trabalhar com conceitos simples, e você deve orientá-los a desenhar e colorir sua previsão da seguinte forma:

» Uma nuvem azul: relaxado, tranquilo
» Uma nuvem cinza: preocupado, ansioso
» Uma nuvem chovendo: triste
» Um sol: alegre

Pode acontecer de a criança querer fazer uma composição de elementos. Nesse caso, tente encontrar com ela o que é predominante, e privilegiar uma emoção apenas. É mais interessante, nesse momento, saber reconhecer cada “elemento” separadamente, para só então ter mais consciência sobre essas sobreposições.

Como estou me sentindo agora? Desenhe a forma e dê cores!

O SAPINHO ATENTO

• Adequado para crianças: de 5 a 8 anos
• O que você vai precisar: nenhum recurso é necessário.

Nessa atividade, você irá contar a história do sapinho atento:

“Essa é a história do sapinho. O sapinho era bem conhecido entre os amigos por dar os pulos maaaaais altos. ‘O sapinho é o bicho mais agitado que eu conheço, ele pula muito rápido’, dizia a tartaruga. Já o lagarto, ficava impressionado com a altura dos saltos do sapinho, ‘um dia quero pular assim bem alto, igual ao sapinho agitado!’. Um dia os amigos foram chamar o sapinho para brincar. De longe avistaram o sapinho parado feito uma estátua, olhando sem piscar para uma folha. ‘Sapinho!’, chamaram os amigos. E o sapinho nem piscava. ‘Sapinho!’, continuavam chamando, mas ele não mexia nenhum músculo. Os amigos ficaram preocupados, porque o sapinho estava lá, parado feito pedra, há um tempão. Foi quando o lagarto olhou direitinho e percebeu que pousada na folha estava uma mosquinha bem pequena. E o sapinho bem focado, olhando para ela. De repente, o sapinho abriu a boca, soltou sua linguona e NHAC, comeu a mosca rapidinho. ‘Oi amigos! Desculpe, eu nem vi vocês chegarem’, disse o sapinho. ‘Você estava parado feito pedra, sapinho! Ficamos preocupados’, contou a tartaruga. E o sapinho respondeu: ‘Eu só estava concentrado, bem atento naquela mosquinha que eu queria comer’. E foi assim que os amigos aprenderam que o sapinho não era agitado que nada, ele era bem atento e focado: quando ia comer, prestava muita atenção. Quando ia saltar, prestava muita atenção, e era por isso que fazia tudo tão bem. Por isso, agora, vamos fazer a prática do sapinho atento!”

Peça para que as crianças sentem com as pernas cruzadas, de preferência no chão, com a coluna bem retinha. Elas podem se encostar na parede, umas nas outras ou, se sentirem dificuldade, na cadeira mesmo. Desenhe um círculo grande na lousa, e peça para que elas façam como o sapinho atento e fiquem concentradas nesse círculo. Conte em voz alta e lentamente até 10 da primeira vez. Nas próximas você pode contar mais lentamente ou até 15, 20 e ir aumentando o tempo aos poucos.

O sapinho atento está concentrado em alguma coisa. O que você acha que pode ser?
Desenhe algo para onde o sapinho está e dê cores ao seu desenho!

Projeto de biblioteca oferece delivery gratuito de livros no Rio

23/08/2020 - 14:00 | Por: Circolare

Criado para incentivar a leitura durante o isolamento social, o projeto “Livros nas Praças” começou a oferecer uma nova modalidade de empréstimos: o delivery de obras. A ação visa ampliar ainda mais o alcance das pessoas aos textos, sem que a saída de casa seja necessária. Leitores de toda a cidade do Rio de Janeiro podem solicitar títulos pela internet e recebê-los gratuitamente.

Lançado em 2014, o projeto dispunha de ambientes móveis, como o ônibus-biblioteca, que ficava estacionado em praças da cidade. Com a chegada do coronavírus ao país, a estratégia foi inviabilizada pela quarentena e, desde março, o acervo de quase dois mil livros não circula pela capital carioca. A ideia do delivery surgiu como uma alternativa para manter o projeto em andamento e auxiliar no aumento da leitura durante os dias em casa.

No acervo há opções de obras para todas as idades: desde contos infantis, passando pelas histórias juvenis e, enfim, chegando aos livros de conteúdo adulto. Autores como Arthur Conan Doyle, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Agatha Christie e Ziraldo estão entre os disponíveis na biblioteca, apoiada pela Americanas.

Para quem quiser realizar o empréstimo de alguma obra, é preciso acessar a lista de obras disponíveis, por meio da página “Livros nas Praças”, no Facebook . Após a escolha, basta enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (21) 99419-8869, com o nome ou o código da obra, além de endereço e nome completo do solicitante. A entrega e a devolução do livro são feitas pelos Correios.

Cada cidadão pode pegar um livro por vez. Depois de recebê-lo em casa, o prazo para terminar a leitura é de 30 dias. Caso seja necessário, o usuário também pode prorrogar o empréstimo. Assim que o leitor estiver pronto para devolver o título, basta ligar para o projeto.

Para garantir a segurança dos cidadãos, os livros são higienizados assim que retornam ao acervo. Por serem de papel, eles passarão por um equipamento que emite radiação ultravioleta, que elimina todos os microrganismos presentes na superfície.

Kids – Maratona de viagens

22/08/2020 - 10:00 | Por: Circolare


Em agosto, o Nat Geo Kids apresenta uma divertida e interessante maratona de viagens com “Vamos, Luna!” e “Diário de Pilar”, no sábado 22 de agosto a partir das 16:30.

Por meio dos episódios de “Vamos, Luna!” as crianças poderão conhecer a Cidade do México quando a orquestra do Circo sofre um grave ataque de soluços e Carmen encontra uma banda de mariachis para substituí-la; Londres em um dia em que a densa neblina escondeu o Big Ben; Munique onde Carmen se oferece de voluntária para tocar o acordeão em uma apresentação do Circo, mas logo se dá conta de que é mais difícil do que parece; e Moscou – a cidade em que Leo  encomenda uma boneca russa para o Senhor Fabuloso mas acidentalmente chega uma boneca gigante.

Além disso, os episódios de “Diário de Pilar” se passarão na China, país ao qual Pilar, Breno e Samba viajam para aprender mais sobre o calendário lunar; em Creta, onde aprenderão a fazer um labirinto; e nos Andres quando viajam em busca de uma receita de bolo de milho para o piquenique no Goiabão.

Japão vai ter parque temático inspirado em Harry Potter

20/08/2020 - 16:00 | Por: Circolare


O estúdio Warner Bros. finalizou nessa quarta-feira (19) um acordo para construir um parque temático inspirado no universo de Harry Potter, em Tóquio, no Japão.

O empreendimento será erguido na área do parque de diversões Toshimaen, na região suburbana da cidade, que tem 30 mil m². As obras vão começar em 2023, e o parque ainda não tem previsão para abrir.

Este será o segundo parque temático inspirado em Harry Potter no mundo. O único em funcionamento é em Londres “The Making of Harry Potter”. O empreendimento japonês vai seguir a mesma linha do britânico, com cenários e objetos utilizados nos oito filmes da franquia.

Alicia Keys apresenta programa sobre racismo na Nickelodeon

17/08/2020 - 14:00 | Por: Circolare


A Nickelodeon anunciou que transmitirá o especial “Nick News – Crianças Unidas Contra o Racismo”, a partir desta segunda-feira (17), às 23h30.

O programa, que explica o movimento Black Lives Matter e os protestos que vem acontecendo há meses nos Estados Unidos, será apresentado pela cantora Alicia Keys.

O especial contará com o ator Kevin Hart, a ginasta Simone Biles, o músico Chance The Rapper e a modelo Naomi Campbell. Líderes do BLM, Matter Patrisse Kahn-Cullors, Alicia Garza e Opal Tometi também conversarão com Keys, explicando o preconceito racial de maneira didática e respondendo perguntas de crianças.

Lançamento Kit Festa Hello Kitty no Eat Asia

16/08/2020 - 12:00 | Por: Circolare

A partir do mês de agosto a fofura da Hello Kitty está disponível para deixar as festas de aniversário ainda mais lindas e personalizadas. O Eat Asia + Hello Kitty, restaurante que fica no bairro da Liberdade, em São Paulo, elaborou um kit especial para que os fãs da personagem possam comemorar uma data tão importante em grande estilo.

No pacote oferecido estão inclusos bolo, brigadeiros, macarons, biscoitos amanteigados, cupcakes e fudge brownies. Já para compor a decoração, balões com suporte de mesa, copos e canudos de papel, guardanapos e velas integram o combo de fofura. Além disso, a aniversariante ainda ganha uma tiara com o icônico laço da Hello Kitty.

“Todo o kit é enviado em uma caixa especial. Cada item foi personalizado e elaborado para que os fãs da personagem se sintam ainda mais amados e felizes”, afirma Ricardo Fan.

Pedidos podem ser feitos no restaurante, por telefone ou e-mail

Serviço:

Kit Festa Hello Kitty I (Para 06 pessoas)

Valor: R$ 550,00 + frete

Kit festa Hello Kitty II (Para 03 pessoas)

Valor R$ 260,00 + frete

Prazo: 03 dias de antecedência

Endereço: Praça da Liberdade, 145 – Liberdade, São Paulo – SP

Telefone: 3207-5233