Placas de carros no Brasil terão padrão Mercosul, QR Code e chip

09/03/2018 - 12:00 | Por: Circolare

Uma nova placa para veículos brasileiros no padrão Mercosul começará a ser implementada no dia 1º de setembro de 2018. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Isso significa que as placas terão novo visual, outro esquema de identificação, QR Code e até chip.

A partir dessa data, os órgãos ou entidades de trânsito devem promover a alteração no caso de veículos novos a serem registrados e daqueles em processo de transferência de município ou de propriedade. Proprietários dos demais carros em uso têm até 31 de dezembro de 2023 para aderir ao novo padrão.

Atualmente, o Brasil segue um padrão de identificação composto por três letras, quatro números, sigla do estado e nome da cidade. No novo padrão não será assim: as placas terão quatro letras e três números que não seguirão uma ordem fixa. A exceção é o último caractere, que deverá ser um número para não atrapalhar esquemas de rodízio municipal.

Na parte superior da placa, em um fundo azul, aparecerá o nome Brasil e a bandeira do país. O estado será identificado com uma bandeira posicionada à direita das letras e números, com o brasão do município aparecendo logo abaixo.

Comentários