Museu oferece privada de ouro a Trump, em vez de quadro de Van Gogh

28/01/2018 - 12:00 | Por: Circolare

Olha só essa última de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos pediu emprestado ao Museu Guggenheim uma pintura de Van Gogh para decorar a Casa Branca – um pedido básico, certo? Mas a resposta foi um não e uma, digamos assim, piadinha junto.

A diretora do museu de Nova York, Nancy Spector, negou o pedido de empréstimo do quadro “Landscape with Snow” (1888) do pintor holandês, e ofereceu no lugar uma privada de ouro 18 quilates usada pelo público do museu.

Spector escreveu um email negando a demanda do presidente. “Felizmente, ‘America’, de Maurizio Cattelan, está disponível depois de ter sido instalada em um dos nossos banheiros públicos para que todos usassem, em um maravilhoso ato de generosidade”. America é o nome da privada, que custa cerca de 1 milhão de reais.

Ao criar a escultura, antes da eleição de Trump, Cattelan tinha em mente “a riqueza que permeia todos os aspectos” da sociedade americana. “Tudo o que você come, um almoço de US$ 200 ou um hot dog de US$ 2, tem o mesmo destino, o banheiro”, disse.

Comentários